O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou, em 3 de agosto, novos dados de desmatamento referentes a 2022/23. De acordo com o relatório, as áreas onde foi identificado desmatamento na Amazônia Legal reduziram 7,4% comparado ao período de 2021/22; já as do Cerrado cresceram 16,5%.

Só em julho deste ano (mês com grandes índices de queimadas), o total de área degradada na Amazônia foi de 500 quilômetros quadrados (km2), cerca de 50 mil campos de futebol. Isso equivale a 66% a menos do que o desmatamento do mesmo período em 2022 (1.487 km2). A degradação no Cerrado, por sua vez, apresentou aumento de 26%, passando de aproximadamente 485 km2 para 611 km2.

Como é feita a medição?
Para medir as taxas de desmatamento, o Inpe adota como referência um período de 12 meses que se inicia em agosto e termina em julho do ano seguinte — isso facilita a visualização do ciclo das queimadas, que se intensifica aos poucos a partir de março, com o fim da época de chuva e céu nublado, e atinge o ápice em julho.

Os dados publicados no meio do ano são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), ferramenta do Inpe que ajuda a monitorar as áreas degradadas do Cerrado e da Amazônia por meio de sensores e satélites.

Apesar de este ser um mecanismo utilizado pelo próprio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os dados oficiais de desmatamento no Brasil são do Programa de Cálculo do Desmatamento da Amazônia (Prodes), divulgados geralmente no mês de novembro. “O Deter […] tem sido uma ferramenta fundamental para monitorar as áreas desflorestadas em tempo real e fornecer alertas para ação rápida, permitindo o combate do desmatamento ilegal e a proteção da biodiversidade dos biomas Amazônia e Cerrado”, explica o Inpe.”

graficos-desmatamento-joca-211
#pracegover: dois gráficos mostram a área identificada com desmatamento na Amazônia Legal e no Cerrado entre 2017 e 2023. Enquanto no período 2022/2023 a situação na Amazônia Legal melhorou na comparação com o anterior, a do Cerrado está pior. Crédito de imagem: reprodução jornal Joca

O que é Cerrado e Amazônia legal?
O território brasileiro está dividido em seis conjuntos diferentes de vida vegetal e animal, com características próprias em cada região. São os biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal — saiba mais sobre eles na página 7. A Amazônia Legal não é um bioma, é uma região definida por lei com o objetivo de promover seu desenvolvimento.

#pracegover: ilustração mostra o mapa do Brasil divido em seus seis biomas.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 210 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Confira dez avanços ambientais em 2023 - Jornal Joca

    4 meses atrás

    […] Desmatamento diminui na Amazônia Legal e aumenta no Cerrado […]

  • Elis Izique Gentille

    7 meses atrás

    tudo bommmmmm joquinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa?

  • Laura Boggian Ueoka Cintra

    7 meses atrás

    nossaaaaa amei saber disso !!! me nota joquinhaaaaa.

  • Jornal Joca

    7 meses atrás

    Nós sempre notamos vocês! :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido