Crianças perdidas há 40 dias na Amazônia são resgatadas. Crédito de imagem: Forças Militares da Colômbia/divulgação

Depois de passar 40 dias desaparecidas na parte colombiana da Floresta Amazônica, quatro crianças foram resgatadas pela Operação Esperança, um trabalho coletivo unindo as Forças Militares da Colômbia, comunidades indígenas locais e outras instituições. O resultado da missão foi anunciado no dia 9 de junho pelas autoridades.

Os quatro menores de idade são irmãos indígenas da etnia uitoto. Lesly é a irmã mais velha, com 13 anos; Soleiny e Tien têm 9 anos e 4 anos; e o caçula completou um ano enquanto todos ainda estavam perdidos na floresta. As crianças estavam em um avião que caiu no meio da Amazônia colombiana em 1º de maio e foram as únicas sobreviventes da queda; a mãe e outros dois adultos morreram.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse no Twitter, traduzido livremente do espanhol: Uma alegria para todo o país! As quatro crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas”.

Desde a queda da aeronave, a Operação Esperança uniu esforços para encontrar os menores a partir de pistas que eram deixadas por eles mesmos, como uma mamadeira de plástico, frutas mordidas e fraldas. Os quatro já se reencontraram com os avós e estão sob cuidados médicos em um hospital. Segundo familiares, as crianças conseguiram sobreviver, principalmente, em razão de um pacote de farinha que encontraram no avião, além da temporada de frutas regional. Os conhecimentos sobre a floresta que os pequenos tinham por ser indígenas também foram vitais para sua sobrevivência.

A Operação Esperança, no entanto, ainda não terminou. Durante um dos mutirões de busca, Wilson, um cão de resgate da Guarda Militar, perdeu-se. O Exército publicou no Twitter que a operação só terminará quando o cachorro for encontrado. “Um oficial não abandona o outro, ninguém fica para trás”, disse a instituição na publicação.

As Forças Militares da Colômbia publicaram: “Continuamos trabalhando com todos os nossos recursos para trazer o Wilson de volta. Não perdemos a fé! A Operação Esperança continua”.

Fontes: Ministério de Defesa Nacional da Colômbia, Gustavo Petro, Fuerza Militar e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Aretha Pereira Lima Tagliari

    10 meses atrás

    Eu fiquei muito feliz porque eles foram resgatados com vida e conseguiram sobreviver sem água e sem comida. Na floreta tem muitos animais selvagens ou venenos. Fiquei muito feliz em terem resgatados eles. E espero que encontrem o seu cachorrinho Wilson. Parabéns por não terem desistido Calleb A. Ferrera, 9 anos, 4º C, E.E. Henrique Dumont Villares

  • Aretha Pereira Lima Tagliari

    10 meses atrás

    Fiquei muito feliz, porque eles foram resgatados e a força militar foram super heróis. Eduardo Duarte, 9 anos, 4º C, E.E. Henrique Dumont Villares

  • Aretha Pereira Lima Tagliari

    10 meses atrás

    Ficamos felizes em saber que as crianças foram resgatadas, pois poderiam ter morrido de uma forma muito trágica, atacada por animais selvagens. Além de já terem sofrido o triste fato de caírem do avião e terem perdido os pais. Foi um milagre sobreviver sem água e sem comida. Alunos do 4º ano C. Escola Henrique Dumont Villares.

  • GABRIELA GROSSI SILVA

    10 meses atrás

    Que bom que as crianças foram encontradas :)

  • Eliana Goldbaum

    10 meses atrás

    UAU MUITO LEGAL SABER SOBRE ESTAS CRIANCAS FIQUEI SURPRESA AO SABER DELA

  • rainhadapaz2

    10 meses atrás

    Adorei! #Operação Esperança salva milhões de vidas!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido