Taylor Swift na 81ª edição do Globo de Ouro, uma das mais importantes premiações do mundo do cinema. Crédito de imagem: Getty Images

No dia 10 de janeiro, o vice-presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), Margaritis Schinas, declarou, durante uma coletiva de imprensa, que a ajuda da cantora norte-americana Taylor Swift seria essencial para incentivar os jovens a cumprir seu papel como eleitores. Vale lembrar que, em junho de 2024, ocorrerão as eleições para o Parlamento Europeu e, um mês antes, em maio, Taylor passará com a turnê The Eras Tour em Paris — por isso o poder de influência da artista pode se tornar ainda maior. 

Segundo Schinas, não há ninguém melhor do que os próprios jovens para mobilizar a juventude. “Tenho a esperança de que alguém de sua equipe de assessoria esteja acompanhando esta coletiva de imprensa e transmita este pedido a ela”, ressaltou o vice-presidente.

Em 2018, comentários e postagens da cantora sobre as eleições nos Estados Unidos provocaram imediatamente um enorme aumento de registro de eleitores jovens no país. Portanto, para Schinas, um recado de Taylor seria importante para as eleições do Parlamento Europeu, já que o vice-presidente ressalta a necessidade de participação dos jovens, que ainda não é majoritária nas eleições.

Pessoa do ano pela revista Time

Em novembro de 2023, a revista norte-americana Time anunciou a escolha de Taylor Swift como a “pessoa do ano” de 2023. A honraria editorial da Time em destacar uma personalidade marcante anualmente teve início há cerca de um século, em 1923. A seleção leva em conta a repercussão (seja ela positiva ou não) da pessoa em questão na mídia no decorrer do ano. 

Segundo a Time, Taylor foi escolhida pelo veículo pela capacidade constante de continuar quebrando recordes e barreiras.

Glossário: 

Parlamento Europeu: o parlamento é uma assembleia composta por políticos que representam os cidadãos. No caso do Parlamento Europeu, trata-se do órgão que cria e direciona as leis do bloco da União Europeia. 

Congresso: órgão que exerce as funções do Poder Legislativo, elaborando e aprovando leis para a administração do país. 


Fontes: Folha de S.Paulo, CNN, G1 e Exame.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido