Liga de basquete dos Estados Unidos e principal do mundo, a National Basketball Association (NBA – Associação Nacional de Basquete, em tradução livre) iniciou a fase final da atual temporada. No dia 11 de abril, começaram as partidas do play-in e, no dia 15, as equipes já classificadas entraram em quadra para disputar os playo­ffs.

Trinta times participam da NBA: 29 dos Estados Unidos e um do Canadá. A competição começa com dois grupos, formados por 15 equipes, que se enfrentam na primeira fase. As seis melhores de cada grupo avançam diretamente para a fase final, os playo­ffs.

#pracegover: Jogadores em campo numa partida. Jaylen Brown, do Boston Celtics, defende arremesso de Trae Young, do Atlanta Hawks, durante os playoffs, em Boston. Crédito de imagem: Maddie Meyer/Getty Images

Mas existe também uma repescagem. É o play-in, disputado pelos times que ficaram entre o sétimo e o décimo lugar em cada grupo. Assim, mais quatro se classificam para compor as 16 equipes que disputam os playo­ffs.

Um dos destaques desta fase final da NBA é, mais uma vez, LeBron James. O astro do Los Angeles Lakers, que se tornou o maior pontuador da história da liga, joga os playoff­s pela 16ª vez.

As últimas partidas da atual temporada da NBA estão previstas para acontecer durante o mês de junho.

#pracegover: LeBron James, do Los Angeles Lakers, em partida contra o Memphis Grizzlies. Ele está correndo, com a bola na mão esquerda. LeBron é negro e veste uniforme composto por regata e short na cor branca com detalhes em amarelo e roxo. Crédito de imagem: Justin Ford/Getty Images

ATLETA BRASILEIRA SE DESTACA NA WNBA
Stephanie Soares, 22 anos, que joga na posição de pivô, alcançou a melhor posição de uma brasileira em uma edição do Draft da liga de basquete feminino profissional dos EUA, a WNBA.

#pracegover: A brasileira Stephanie Soares, do Dallas Wing. Ela está em pé, com a mão direita na cintura e a esquerda segurando uma bola de basquete. Stephanie usa blusa, calça, boné e blaser brancos. Ela tem pela branca e cabelos pretos e compridos. Crédito de imagem: Divulgação

O Draft é um método de recrutamento de jogadores amadores ou que atuam em outros países para entrar na liga. Stephanie foi a escolha número 4 desta seleção. Ela vai jogar pela equipe Dallas Wings. Em entrevista coletiva, a atleta comentou sobre o que sentiu com a notícia: “Agora é pura emoção. É ficar pronta e ir para Dallas”.

BRASIL MAIS PERTO DA NBA
Os fãs de basquete têm mais um motivo para comemorar. No dia 19 de abril, a NBA inaugurou o primeiro parque temático da liga no mundo. O NBA Park fica em Gramado, no Rio Grande do Sul, e tem 15 atrações, entre museus e restaurantes.

No parque também são exibidos troféus dos campeões da NBA e 25 itens oficiais autografados por estrelas da liga. Os visitantes ainda podem entrar em uma quadra estilizada com as equipes de basquete.

Fontes: Agência Brasil, GE, Globo Esporte, NBA, O Globo, Olympics e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 204 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido