Somos estudantes do 5° anos A da E. E. Elizete de Oliveira Bertini [Embu das Artes, SP]. Debatemos sobre a notícia relacionada ao “racismo no futebol”. Ficamos indignadas(os) com o racismo contra Vini Jr. A lei racial deveria ser proposta para o mundo inteiro. #ForçaViniJr!

Olá, amigos do jornal Joca!

Nós, alunos do 5º ano B da Emef Profª Marisa Moretti Câmara [São Paulo, SP], recebemos o jornal quinzenalmente e amamos ficar bem-informados com os acontecimentos do Brasil e do mundo.

Em nossa escola também temos um jornal, sabia? O nome é Jornal MMC e, para a próxima edição que será publicada, vamos produzir uma reportagem sobre alimentação saudável, que será divulgada para todos da escola. Para isso acontecer, nossa professora Fátima está trabalhando com os textos jornalísticos, e o Joca tem nos ajudado a conhecer mais sobre o gênero.

Para as próximas edições, gostaríamos de ler mais reportagens falando sobre o racismo. Acompanhamos o que aconteceu na Espanha com o jogador Vinicius Júnior e ficamos tristes em saber que o racismo ainda faz parte da nossa realidade. Agradecemos a dedicação e o compromisso em nos manter informados, nós também temos essa necessidade.

Um forte abraço,

Alunos do 5° ano B

São Paulo, 14 de junho de 2023. 

Olá, equipe do jornal Joca

Nós somos alunos do 3º ano A da turma da manhã do Colégio Friburgo [São Paulo, SP]. Gostamos muito de ler as matérias do jornal, e uma das seções preferidas da nossa turma é “Maluquices”. Achamos superdivertida a matéria da edição 206 sobre a vaga de emprego do zoológico do Texas de fantasiar uma pessoa de ave e espantar gaivotas. Que criativo! 

Resolvemos escrever para contar para vocês sobre o trabalho que fizemos com o tema “educação antirracista”, pois ficamos muito preocupados e tristes com o racismo sofrido pelo jogador de futebol brasileiro Vinicius Júnior. O Vini Jr. joga no Real Madrid e já sofreu racismo diversas vezes. Foi muito ruim imaginar o que ele sentiu com as atitudes e xingamentos de alguns torcedores. É muito triste, não acham? 

Aprendemos que conversar, se informar e fazer pequenas leituras em grupo são ótimas maneiras de entender situações racistas. Indicamos alguns livros que podem auxiliar nessas reflexões: O Pequeno Príncipe Preto, O Mundo no Black Power de Tayóe Os Tesouros de Monifa. Obrigado por fazerem um jornal tão especial para crianças. 

Abraços, turma do 3º

Olá, equipe!

Eu sou o Guilherme, aluno do 5º A da Emef Leonardo Villas Boas, São Paulo (SP), e hoje eu vi no jornal de número 207 uma reportagem que achei interessante sobre o Vinicius Jr. e o racismo; não é a primeira vez que isso acontece, é a décima, mas já está na hora de dizer “chega!” ao racismo, porque, com racismo, não tem jogo.

Olá, pessoal do Joca!

Lemos na sala de aula a edição 208 e achamos as notícias bem interessantes. Estamos estudando o gênero “notícia” nas aulas de língua portuguesa, e o Joca foi muito útil e importante para nosso ensino. Uma boa notícia precisa seguir a estrutura da pirâmide invertida, ou seja, as informações mais importantes na parte de cima do texto e detalhes mais para baixo. Notamos que vocês sempre fazem isso e que também colocam dados como números e depoimentos para dar credibilidade às notícias. Vocês também são muito criativos e a diagramação do jornal é muito bonita. Parabéns e obrigado!

Até mais,

Alunos do 6º ano D do Colégio Santa Amália Maple Bear Tatuapé, São Paulo (SP)

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 215 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido