Famosa estátua homenageia o poeta em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde ele viveu parte da sua vida. Foto: Flavio Veloso/Brazil Photos/LightRocket via Getty Images.

Há 116 anos nascia Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, Minas Gerais. Considerado um dos maiores e mais influentes poetas da língua portuguesa, ele também produziu livros infantis, contos e crônicas.

Drummond costumava escrever sobre a existência humana e o sentimento que possuía sobre estar no mundo. Seu estilo poético é marcado por traços de ironia, observações do cotidiano e humor.

Ele faleceu em 17 de agosto de 1987 por um infarto.

Modernismo brasileiro
Drummond é um dos nomes mais importantes deste movimento literário, que é marcado por versos livres e inspirações da Europa.

O modernismo é dividido em duas fases: primeira geração (entre os anos de 1922 e 1930) e segunda geração (1930 a 1945) – nesta última foi que Drummond mais se destacou como poeta.

Principais obras
O livro de poemas “O Sentimento do Mundo” foi publicado em 1940 e é uma das mais renomadas obras de Drummond. No livro, o poeta mostra a sua preocupação com as transformações que viriam diante da ameaça da Segunda Guerra Mundial.

Já a obra infantil “História de dois amores”, lançada em 1985, fala sobre um elefante chamado Osbó. Ao descobrir um “pulgo” em sua orelha, faz amizade com ele. Juntos, ele viajam, enfrentam guerras e se emocionam.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Fabiana Parra Macedo de Sousa

    5 anos atrás

    OI ELE

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido