Canal aberto

Quero usar o notebook e meu irmão não deixa. O que posso fazer? Otávio S., 2º ano

Você deve falar com os seus pais para pedir que ele deixe você usar. É preciso dividir. Sarah F., 8 anos

Peça quando ele estiver fazendo outra coisa, como assistindo à televisão. Mas peça com muito carinho. Se não funcionar, continue pedindo até ele emprestar para você. Se isso também não funcionar, faça cara de cachorrinho triste, é infalível. Stefany G., 8 anos, Escola Municipal Forno Grande (ES)

Tente pedir com carinho, com muito carinho mesmo. Joelma S., 8 anos, Escola Municipal Forno Grande (ES)

Eu explicaria para o meu irmão o que eu gostaria de fazer no notebook. Mas se mesmo assim ele não deixasse, eu falaria com os meus pais e pediria que eles dissessem ao meu irmão que eu gostaria de usar o notebook. Mariana D., 10 anos, Colégio Santa Clara (SP)

A especialista
Notebook, computador, iPad e celular são realmente um “problema” hoje. A maioria das crianças, atualmente, prefere brincar com esses eletrônicos em vez de qualquer outro brinquedo! Imagino que seu irmão seja mais velho, por isso acaba tendo a decisão de deixar ou não você usar. Seria legal você fazer um combinado com os seus pais. Assim, eles estipulariam um tempo para cada um usar e você não se sentiria prejudicado. Até porque você deve ter que fazer lições de casa que exigem pesquisas na internet, por isso, não seria justo você não conseguir usar o notebook. Espero que você e seu irmão cheguem a um acordo!
Fifa Silveira – arteterapeuta e psicopedagoga Tel.: (11) 99233-5954

A próxima pergunta…
Durmo tarde porque minha semana é lotada de tarefas para fazer. Além disso, acordo cedo para ir à escola e fico cansado e estressado quando chego em casa. O que posso fazer para melhorar isso? Antônio A., 9 anos

O que você faria se…
…pudesse conhecer o seu maior ídolo? Gabriel F., 12 anos

Respostas de alunos da Emef Prof. Laerte José dos Santos (SP)
Eu levaria o meu ídolo para conhecer a minha cidade, Osasco (SP). Eu o levaria para todos os shoppings daqui. Ana Clara R., 10 anos

Eu abraçaria o meu ídolo com todo meu amor e tiraria uma foto com ele. Rafaela S., 10 anos

Respostas de alunos da Emef Julio Mesquita (SP)
Se eu visse meu ídolo, eu iria desmaiar. Quando eu acordasse, choraria. Julia S., 9 anos

Eu pediria um autógrafo. Eduardo A., 9 anos

A próxima pergunta…
…sua escola fosse destruída em uma tragédia? João Pedro S., 9 anos

Carta dos leitores

São Paulo, 25 de abril de 2019

Caros editores do jornal Joca,
Lemos a notícia “Machu Picchu ganha passeio acessível para cadeirantes”, publicada na edição 127. Achamos interessante porque agora os cadeirantes podem conhecer lugares legais como Machu Picchu.

Francesca e Maria de Guadalupe, 3º ano, Colégio Santo Américo (SP)

 

São Paulo, 25 de abril de 2019

Caros editores, 

Lemos a notícia “Machu Picchu ganha passeio acessível para cadeirantes”. Achamos o texto muito interessante porque não sabíamos que Machu Picchu é um patrimônio histórico nem que fica no Peru. E a foto usada na matéria é muito bonita.

Felippo e Vinicius, 3º ano, Colégio Santo Américo (SP)

 

São Paulo, 29 de abril de 2019

Prezado jornal Joca,

Nós somos alunos do 5°C da Escola Santi e gostaríamos de dar a nossa opinião sobre a notícia “Baleia é encontrada morta após ter engolido 40 quilos de plástico”. Gostamos muito da matéria, pois está relacionado com o que aprendemos aqui na escola, então debatemos muito sobre o assunto. Adoraríamos que o Joca publicasse mais notícias como essa para que o assunto se espalhasse. É importante que as pessoas entendam melhor o que está acontecendo e possam contribuir também.

Saudações, 5° C da Escola Santi (SP)

 

Editores-mirins convidados desta edição

“Gostei muito de saber como se faz o Joca em quadrinhos”, Enrico N. A., 10 anos

#pracegover: o garoto Enrico N. A. olha para frente sorrindo. Ele usa camita lilás com detalhes em preto e tem um colar preto pendurado no pescoço. Ao fundo, uma parede laranja onde se vê um quadro com capas do jornal Joca. Imagem: arquivo pessoal.

“Adorei ver como o jornal é feito”, Vito De R. M., 8 anos

#pracegover: o garoto Vito De R. M. usa camiseta branca com detalhes em vermelho e preto. Ele olha para frente. Ao fundo, uma parede laranja onde se vê um quadro com capas do jornal Joca. Imagem: arquivo pessoal.

Textos publicados originalmente na edição 131 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido