O cão Jato. Foto: reprodução Facebook

A associação voluntária de resgate de Nova Gales do Sul, na Austrália, ganhou um novo membro: o cachorro Jato. O animal tem 5 anos e foi treinado para localizar, pelo olfato, pessoas desaparecidas nas Montanhas Nevadas. Ele foi anunciado como parte da equipe da organização em outubro.

O nome Jato é uma sigla para jet-assisted take-off, algo como “decolagem assistida por jato”, em tradução livre. Ele está em treinamento desde 2017, por Mel Potter, que faz esse tipo de trabalho com animais há mais de 20 anos.

Jato ao lado de colegas da associação voluntária de resgate de Nova Gales do Sul, na Austrália. Foto: reprodução Facebook

Além de conseguir sentir cheiros mesmo de longe, Jato tem outra vantagem: consegue superar obstáculos melhor do que os humanos. Se existe um penhasco de 2 metros de altura, por exemplo, o cachorro pula, enquanto as pessoas precisam contornar a região. Por isso, com a ajuda dele, o trabalho é agilizado.

As buscas do cão são sempre feitas com um humano que conduz a missão. Assim, ele nunca se afasta das pessoas a uma distância de mais de 200 metros. Quando alguém é localizado, por exemplo, ele retorna até o profissional e avisa com um latido ou pulos.

Fontes: ABC, Omny e The Latch.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Alice Junqueira dos Santos

    9 meses atrás

    Amei!

  • Giovanna Toffoli

    1 ano atrás

    legal

  • Maria Eduarda.

    1 ano atrás

    legal

  • lorena

    1 ano atrás

    eu achei bem legal e interessante essa noticia

  • Maria Eduarda.

    1 ano atrás

    é enteresante a notisia e os cachorros australiano.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido