De acordo com dados divulgados em 31 de março, no primeiro trimestre de 2023, o Brasil registrou sua maior produção de energia renovável dos últimos 12 anos. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mais de 90% da energia utilizada durante o período veio de fontes renováveis, também chamadas de limpas.

As principais fontes limpas usadas foram as usinas hidrelétricas (que geram energia a partir da força da água), eólica (que utiliza a força dos ventos) e solar. Em janeiro, essas três fontes somadas chegaram a 91,2% da energia utilizada no país. Houve elevação nos meses seguintes: 92,6% em fevereiro e 92,4% em março.

O que levou a isso?
Um conjunto de fatores colaborou para o recorde de produção de energia limpa. Por exemplo: nos últimos anos, houve mais investimentos em energia solar e eólica, o que contribuiu para que a geração a partir dessas fontes aumentasse mais de 12% em 2022 na comparação com 2021. As chuvas registradas nos reservatórios de água, usados pelas hidrelétricas, também possibilitaram mais uso dessas usinas. No entanto, é preciso levar em consideração a economia do país, que está desacelerada, o que colabora para que a energia vinda de fontes não renováveis (consideradas sujas) seja menos utilizada. Isso porque, quando a economia está em crescimento, as indústrias precisam de mais energia para a produção. Então, se as fontes limpas não conseguirem suprir essa necessidade, fontes não renováveis são usadas. 

Um exemplo de fonte não renovável são as usinas termelétricas, que queimam substâncias (como carvão mineral e gás natural) para gerar energia — nesse processo, ocorre a liberação de gases que levam ao aquecimento global.

Renovável x Não Renovável
As fontes de energia consideradas renováveis são aquelas que vêm de recursos que não se esgotam ou que podem se regenerar na natureza. Já as não renováveis vêm de recursos que se esgotam na natureza, o que pode prejudicar o meio ambiente.

Fontes: Agência Brasil, G1 e Ministério de Minas e Energia.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • André Burgés Boaventura

    1 ano atrás

    amo muitoo o joca sempre leio as reportagens e amo ler com esse site e jornal

  • Felipe Sali

    1 ano atrás

    Oi, Adré! Tudo bom? Ficamos muito felizes em saber disso! Obrigado! Até mais.

  • Rosivani Chaim

    1 ano atrás

    muito legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido