Vacinação
O Ministério da Saúde anunciou, em 13 de fevereiro, que vai antecipar a vacinação contra a covid-19 na Terra Indígena Yanomami (TIY), que antes estava prevista para começar no dia 27 de fevereiro.

Cerca de 20 mil doses da versão bivalente do imunizante (que protege contra o vírus original da covid-19 e subvariantes da cepa ômicron) vão vacinar os indígenas. De acordo com o órgão, a antecipação se deu em razão da “grave crise sanitária e humanitária encontrada no território”. Outros imunizantes previstos pelo Calendário Nacional de Vacinação também serão enviados.

Retirada dos garimpeiros
A Força Aérea Brasileira (FAB) prorrogou até 6 de maio o prazo para que os garimpeiros que atuam ilegalmente na TIY deixem a região voluntariamente, usando aviões particulares. Antes, a data determinada era 13 de fevereiro.

Em nota, a FAB afirmou que o novo prazo vem “com o intuito de possibilitar a saída coordenada e espontânea das pessoas não indígenas das áreas de garimpo ilegal por meio aéreo”. A estimativa inicial era de que havia cerca de 20 mil garimpeiros na TIY. O garimpo ilegal leva diversos problemas aos indígenas, como doenças, contaminação por mercúrio e desnutrição. Saiba mais na edição 199 do Joca.

Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil, Folha BV, Folha de S.Paulo, Força Aérea Brasileira (FAB) e Ministério da Saúde.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 200 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido