A iniciativa pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV), elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está promovendo a exposição Vacina!, em João Pessoa (PB), para educar a população sobre a história e ciência por trás da vacinação. A mostra vai até 16 de julho, no Espaço Cultural José Lins do Rego, na capital da Paraíba. 

O projeto PRCV fez com que as taxas de cobertura vacinal contra a poliomielite dos estados da Paraíba e do Amapá passassem das posições mais baixas do ranking de imunização do país para o topo da lista em 2022. Os resultados da iniciativa foram publicados em março deste ano. 

#pracegover: ilustração mostra como é a exposição Vacina. Na imagem: diversas pessoas passam por espaços onde se incentiva a vacinação. Nos cantos, profissionais de saúde aplicam imunizante em um homem e uma mulher segurando um bebê. Crédito de imagem: reprodução Instagram

O que é o projeto? 
O PRCV nasceu em 2021, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), para promover ações de conscientização e informação sobre vacinas, além de elaborar campanhas de imunização. O projeto também atuou para melhorar a infraestrutura das salas de vacinação, qualificar as equipes e agilizar a computação de dados no Sistema Único de Saúde (SUS). 

“O Brasil sempre foi referência no campo da vacinação e vem enfrentando um cenário difícil, com a queda da cobertura e a formação de uma população desprotegida”, explica a coordenadora do PRCV Lurdinha Maia, em comunicado da Fiocruz. Essa queda se deve, sobretudo, à desinformação a respeito das vacinas e à falsa sensação de proteção contra doenças preveníveis. 

O ponto de partida do PRCV foram dois estados com baixas taxas de vacinação contra a poliomielite: Amapá e Paraíba. Em 2020, o Amapá teve a pior porcentagem nacional de público-alvo vacinado contra a pólio, cerca de 42%; já a Paraíba havia vacinado apenas 72,7%. Em 2022, depois de pouco mais de um ano do projeto, ambos foram para o topo do ranking, sendo os únicos estados a ultrapassar a meta nacional, de 95% — o Amapá vacinou 98,9% do público-alvo para poliomielite e a Paraíba alcançou os 100%. 

#pracegover: ilustração mostra pessoas visitando a mostra sobre vacinação. No centro da foto está o personagem Zé Gotinha, um boneco branco, que tem a cabeça em forma de gota. Ao lado dele, um menino posa para foto. Crédito de imagem: reprodução Instagram

Glossário 

Cobertura vacinal: taxa que indica o quanto da população-alvo de uma vacina foi imunizada. O público-alvo geralmente é o mais vulnerável à infecção. 

Poliomielite: doença provocada por um vírus. Ela ataca a medula espinhal, parte do corpo importante para coordenar os movimentos e reflexos. Alguns infectados não conseguem mais andar. O contágio acontece de pessoa para pessoa e está relacionado a ambientes com más condições de higiene ou falta de saneamento básico (como tratamento de esgoto). O vírus ataca, principalmente, crianças com menos de 5 anos. No Brasil, a doença foi erradicada em 1994. 

Fontes: Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, Caderno de Saúde Pública, Fiocruz e PRCV. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 208 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido