No dia 10 de fevereiro, os chineses comemoraram a chegada de 4722, o ano do dragão. Enquanto boa parte do planeta festeja o Ano-novo em 31 de dezembro, seguindo o calendário gregoriano, a China comemora o “Ano-novo lunar” no dia em que se inicia a segunda lua nova após o solstício de inverno — fenômeno astronômico que marca o início do inverno e ocorre por volta de 21 de junho no hemisfério sul e 21 de dezembro no hemisfério norte. 

Como a festa se baseia nas fases da Lua, não existe uma data anual definida para o Ano-novo chinês. Assim, ela muda a cada ano, caindo sempre entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. 

#pracegover: pessoas com roupas coloridas carregam a fantasia que representa o dragão. O ser mitológico tem o rosto dourado, com detalhes em amarelo, pelos vermelhos ao redor da cabeça e o corpo vermelho e amarelo. Crédito de imagem: Getty Images/iStockphoto e reprodução de vídeo

Como funciona o calendário lunar, da China? 
É organizado com base em 12 lunações (período entre duas luas novas), totalizando, aproximadamente, 354 dias. Para acompanhar as estações do ano, marcadas pela posição da Terra em relação ao Sol, de tempos em tempos são feitos ajustes. Por isso, o calendário também pode ser considerado “lunissolar”, uma vez que se baseia na Lua e no Sol. 

Atualmente, a China também utiliza o calendário gregoriano para, por exemplo, questões comerciais. 

AS FASES DA LUA
As principais são nova, crescente, cheia e minguante. Mas há mais quatro fases intermediárias. Um ciclo lunar completo, com todas as fases, dura em torno de 29,5 dias.

#pracegover: ilustração das fases da Lua, mostrando a Lua ao redor da Terra enquanto passa por lua nova, crescente, cheia e minguante. Crédito de imagem: reprodução

Comemorações 
Embora seja conhecido como Ano-novo chinês, o evento tem celebrações ao redor do planeta, com festividades em boa parte da Ásia Oriental, região que engloba países como Coreia do Sul e Japão. Além disso, comunidades chinesas em outros continentes costumam manter a tradição da festa. 

Na China, milhares de habitantes viajam pelo país para encontrar familiares. Esse processo de deslocamento interno é considerado a maior migração anual de pessoas no mundo. Em 2024, segundo o governo chinês, foram 474 milhões de viagens domésticas (dentro do país). 

O período também é conhecido como “Festival da Primavera” ou “Migração da Primavera” e inclui fogos de artifício, luzes coloridas, lanternas lançadas ao céu e pratos típicos. Enquanto o Ano-novo é um feriado oficial de três dias, as comemorações podem se estender por até um mês. 

Ano do dragão
De acordo com o horóscopo chinês, cada ano é representado por um animal. O dragão simboliza novos desafios, coragem e momentos de força.

Glossário

CALENDÁRIO GREGORIANO: o mais utilizado no mundo, contabiliza os anos pelo tempo que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol. Foi criado na Europa, em 1582, pelo Papa Gregório XIII. 

FONTES: BBC, BRASIL ESCOLA, CNN, G1, METRÓPOLES, NATIONAL GEOGRAPHIC, O GLOBO E THE NEW YORK TIMES.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 218 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido