O desmatamento na Amazônia Legal alcançou o maior índice em 15 anos: 10.781 km² de floresta derrubada (área equivalente a sete vezes a da cidade de São Paulo) entre agosto de 2021 e julho de 2022 (o chamado calendário do desmatamento). Os dados foram divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em 17 de agosto.

Poucos dias depois, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou o pior dia de queimadas na Amazônia dos últimos 15 anos, em 22 de agosto. Foram 3.358 focos de incêndio no bioma da Amazônia em 24 horas. Apesar do pico, o aumento não é significativo quando comparado a outros dados recentes. Especialistas, no entanto, consideram os índices alarmantes: agosto registrou 33.116 focos de incêndio, o maior número para o mês desde 2010.

#pracegover: Imagem aérea da Amazônia. Do lado esquerdo, a vegetação devastada. Do lado direito, a vegetação nativa, viva e verde. Crédito de imagem: Getty Image

Vinicius Silgueiro, coordenador de Inteligência Territorial do Instituto Centro de Vida (ICV), afirmou, em entrevista ao Joca, que o recorde de queimadas se deve a três fatores. O primeiro é a seca acentuada que atinge parte do Brasil desde 2019 (em meses menos úmidos). Outro motivo é o uso do fogo dentro das práticas agropecuárias para limpar áreas desmatadas, preparando-as para o cultivo de plantações e pastagens de gado. “O terceiro fator é o enfraquecimento da fiscalização de quem usa o fogo de forma ilegal”, diz Silgueiro. “É fundamental que as ações de fiscalização possam acontecer com mais força para, daí sim, poder fazer a responsabilização de quem comete esse tipo de crime.”

#pracegover: Gráfico mostra o desmatamento da Amazônia desde 2008 até este ano.

Ele também defende a implantação cada vez maior de boas práticas agropecuárias, que substituem o fogo por técnicas mais avançadas e já bastante conhecidas. “O reflorestamento é uma delas: você poder fazer a recuperação dessas áreas degradadas enquanto introduz espécies [vegetativas] que podem fornecer alimento”, explica. “Existem diversos movimentos de jovens e crianças que, atualmente, têm olhado para a questão da recuperação das áreas degradadas, para o plantio de árvores, pensando no futuro e no combate à crise climática”, conclui Silgueiro.

Como o desmatamento na Amazônia Legal é monitorado?
Existem três sistemas principais no Brasil que monitoram a Amazônia Legal. As taxas do Imazon são calculadas pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), capaz de identificar áreas devastadas, a partir de um hectare, com o uso de satélites. Há também o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), ambos do Inpe — o último é considerado o sistema oficial de monitoramento do governo.

Glossário

Amazônia Legal: área que engloba nove estados brasileiros (61% do território nacional). O conceito foi criado pelo governo do país, em 1953, para planejar o desenvolvimento econômico da região.

Calendário do desmatamento: vai de agosto de um ano a julho do ano seguinte. Como nesses meses há menos nuvens na região amazônica, é possível gerar imagens mais nítidas por satélite.

Fontes: Imazon, Inpe e G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 193 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • Leanne Nizar El Ghandour aluno.leanneghandour@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    É bem triste que tem muitas pessoas cotinuam desmatando as florestas e não pensam no mundo e o que pode acontecer. Fico bem triste que isso acontece. Aluna Leanne Ghandour do Colégio Magister.

  • Manuela Pires Berni aluno.manuelaberni@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Colégio Magister- 4ºA - Manuela Pires Berni - Nossa...isso é muito triste! Tudo que esta acontecendo sobre o desmatamento na Amazônia , não esta só prejudicando o povo como esta prejudicando os Índios e os animais também. Espero que tenha mais fiscalizadores para não acontecer mais desmatamento e iria ajudar as pessoas desempregadas.

  • Antonny Simonete Paiva aluno.antonnypaiva@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    E isso aumenta o aquecimento global.

  • Antonny Simonete Paiva aluno.antonnypaiva@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    é muito importante o mundo saber como o nosso brasil com a maior floresta do mundo ,está ficando muito desmatada a cada vez mais desmatada.

  • Eduardo Schwarzwalder de Castro aluno.eduardocastro@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Eu achei muito interessante essa noticia porque eu não ia saber que o Brasil esta muito desmatado.Aluno Eduardo de Castro 4 B.

  • Gael Barrio Novo Brizido Rei aluno.gaelrei@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Eu achei essa notícia muito interessante porque eu nunca iria saber que o Brasil está muito desmatado desse jeito. Tomará que essa situação ruim acabe. Gael - 4 A - Colégio Magister

  • Marcela Martins aluno.marcelamartins@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Como pode tanta gente fazer isso, matar índios, a natureza os animais na Amazônia-Marcela 4A Colégio Magister.

  • Marcela Martins aluno.marcelamartins@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Como pode tanta gente fazer isso, matar índios, a natureza os animais na Amazônia-Marcela 4A Colégio Magister.

  • Lucas Hiroshi Shimoshio aluno.lucashiroshi@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    isso é triste saber que tem tanta mata sendo desmatada agente tem que fazer algo pra proteger esse pais e o mundo [-------Lucas Hiroshi------------colegio magister---------4 A-------------]

  • Samuel Medeiros de Azevedo aluno.samuelazevedo@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Temos de cuidar da nossa Amazônia!!E eu não sabia que tanta gente quer desmatar a Amazônia!As leis devem ser seguidas!!!! Samuel M. Azevedo 4º B Colégio Magister

  • Maria Eduarda Lamerci Marchetti aluno.mariaeduardalamerci@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Almentou os dematamentos na amazonas.

  • Samuel Medeiros de Azevedo aluno.samuelazevedo@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Nossa!!!Eu não sabia que a Amazônia estava sendo tão desmatada ilegalmente.Temos que cuidar da nossa Amazônia!!!!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido