Comprar um brinquedo ou uma roupa nova é bacana. Mas será mesmo necessário? Esse questionamento está se tornando cada vez mais importante para evitar o esgotamento dos recursos naturais da Terra, como a água.

Segundo o Instituto Akatu, organização que defende o consumo consciente, se o ser humano mantiver os atuais hábitos de consumo, em 2050, precisaremos de três planetas para suprir a nossa demanda. Somente para produzir uma camiseta de algodão são necessários 2.700 litros de água, volume suficiente para uma família lavar roupa por quatro meses.

Por isso, fazer algumas perguntas antes de adquirir algo pode ajudar a exercitar o consumo consciente: “Eu vou usar?”, “Eu realmente preciso?”, “Eu já tenho algo parecido em casa?”, “Eu não posso consertar o que eu tenho em vez de comprar um novo?”, “Será que não posso pegar emprestado de alguém?”.

Se as respostas mostrarem que a compra é essencial, vá em frente. Mas se não houver necessidade, é melhor esperar. O planeta e o seu bolso agradecem!

CONHEÇA O TINO ECONÔMICO
Chegou o TINO Econômico, novo jornal da editora Magia de Ler, que publica o Joca. Todo mês, você verá notícias sobre o mundo da economia e finanças nas edições do TINO e aqui na coluna do Joca.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 198 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Alexandre dos Santos Andrade

    8 meses atrás

    Gostei muito da notícia! Agora só vou comprar coisas quando elas ficam pequenas ou quando eu quiser muito uma coisa. Mas muito mesmo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido