ilustracao-feita-com-inteligencia-artificial
Esta ilustração foi feita com a ajuda da inteligência artificial DreamStudioby stability.ai., que cria imagens a partir de instruções por escrito. Crédito de imagem: DreamStudio por stability.ai

Inteligência artificial (IA) é como se chama a habilidade de algumas máquinas de aprender e raciocinar. Quando elas são capazes de criar algo, como imagens, textos e vídeos, são as inteligências artificiais generativas. O desenvolvimento de algoritmos assim está transformando o mundo e apresentando novos desafios.

SORA E MUSICFX 

No dia 15 de fevereiro, duas novas inteligências artificiais generativas foram anunciadas. A OpenAI, empresa inventora do ChatGPT, anunciou o Sora, voltado à criação de vídeos curtos realistas ou não. Já o Google apresentou o MusicFX, capaz de compor músicas inéditas. 

As duas ferramentas funcionam de maneira similar. O usuário digita um texto detalhando o que deseja e as plataformas interpretam o pedido criando algo a partir disso. 

O MusicFX não está disponível no Brasil, enquanto o Sora ainda não foi lançado. Sam Altman, CEO (cargo equivalente ao de presidente) da OpenAI, fez uma brincadeira no X (antigo Twitter) na qual produziu vídeos com base nas mensagens que recebia dos seguidores — alguns apresentaram erros. Use o QR code à direita para assistir. 

TERAPIA VIRTUAL 

Na plataforma Character.ai, o perfil “psicólogo” da IA recebeu mais de 78 milhões de mensagens de pessoas buscando alguma orientação ou se conhecer melhor. O bot foi criado por Sam Zaia, estudante de psicologia que usou livros técnicos da área para treinar a IA. 

Apesar de a prática continuar crescendo, especialistas alertam que realizar consultas do gênero não é uma boa ideia. “Boa parte do processo de terapia tem a ver com a empatia e capacidade de compreensão do outro”, disse Natércia Tiba, psicóloga que colabora com a seção “Canal aberto”, do Joca. “E a inteligência artificial não proporciona essa perspectiva de compreensão única de cada um”, completou. 

ENTENDENDO GALINHAS 

Um grupo de cientistas canadenses está usando a tecnologia para decifrar a linguagem das galinhas. O computador vem analisando horas de áudios para compreender o significado por trás de cada cacarejo ou barulho que a ave faz. Com o tempo, isso pode se desenvolver e será possível entender melhor os animais. 

PRIMEIRO FILME ESTRELADO POR UMA IA 

Em novembro de 2023, o estúdio Warner Bros. anunciou que está trabalhando em um filme sobre a vida da cantora francesa Édith Piaf (à esquerda). Em vez de escalar uma atriz, porém, uma IA está recriando a artista ao analisar fotos e vídeos antigos. Ainda não há previsão de estreia. 

Fontes: AP News, BBC, Gates Notes e Forbes.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Isabella Villalta

    3 semanas atrás

    Eu penso que o Inteligencia Aritificial e bom para ajudar com muitas coisas na planeta e com tecnologia. Mais uma situacao que pode acontecer e que pessoas na vao faser coisas e vao a contar na tecnologia para faser todo.

  • avenues4

    4 semanas atrás

    Legal

  • Veruska souza de carvalho carvalho

    4 semanas atrás

    Olá pessoal do Jornal Joca, já não sou leitor de vocês a um tempo, então só gostaria de repassar uma ideia, de fazer uma matéria sobre buracos negros, caso precisem de fontes acho que passou uma reportagem no Fantástico

  • Leila Cristina Despincieri Santos

    1 mês atrás

    Boa tarde, pessoal do Jornal Joca!!! Nós amamos a matéria sobre Inteligência Artificial, e gostamos muito do vídeo sobre o aplicativo que transforma textos em imagens. Até a próxima! 2º ano A - Assis/SP

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido