Foto: Defense of Ukraine/Twitter/reprodução

Em entrevista ao jornal ucraniano The Kyiv Independent, a vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, afirmou, em 13 de setembro, que mais de 300 assentamentos (como são chamados conjuntos de espaços rurais) no norte do país foram reconquistados. As vitórias fazem parte da contraofensiva que a Ucrânia tem feito no nordeste do país, que pegou a Rússia desprevenida alguns dias atrás. Maliar declarou que o objetivo da ação é liberar a região de Kharkiv, além de recuperar todos os territórios ocupados pela Rússia.

“É oficial: Vysokopillya, Novovoznesenske, Bilohirka, Myrolyubivka e Sukhyj Stavok foram libertados. Os ocupantes estão se preparando para ‘reagrupar’ também na região de Kherson. Assim como em Kharkiv, as forças armadas da Ucrânia estão os ajudando”, afirmou o Ministério de Defesa da Ucrânia, em uma publicação feita no Twitter em 12 de setembro.

Ao sul da Ucrânia, a pressão contra o exército russo também segue intensa. O governo ucraniano, em busca de manter a defesa contra a Rússia, publicou, em 13 de setembro, um plano que prevê garantias de segurança ao país, como a ampliação da ajuda militar oferecida pelas nações da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), além de outras medidas que favoreçam a Ucrânia. O documento foi considerado pelo presidente ucraniano Volodimir Zelenski como uma alternativa à entrada da Ucrânia na Otan (um dos motivos iniciais da guerra).

Fontes: Folha de S.Paulo, The Kyiv Independent, Defense of Ukraine, Folha de S.Paulo, Estadão, CartaCapital, Folha de S.Paulo e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • fg

    1 ano atrás

    horrivel essa reportagem ta na cara que e mentira

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Oi, tudo bom? Obrigado pelo comentário. Essa reportagem foi baseada em falas documentadas da própria vice-ministra de defesa da Ucrânia. O próprio presidente da Ucrânia, Volodimyr Zelenski, também confirmou a contraofensiva do país contra a Rússia. É possível ler as declarações do departamento de defesa da Ucrânia na conta oficial do Twitter deles https://twitter.com/DefenceU/status/1569321178979876866. Qual trecho da reportagem te deixou em dúvida? Nós podemos ajudar.

  • 1 ano atrás

    legal é muito legal porque depois, dissso a russsiavai ter medo d a ukcraine .......... obriado jornal josa por nos mabter infobados.

  • Eric Martos Pereira aluno.ericpereira@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    bem legal a noticia inclusive estou torcendo para a Ucrania

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido