Urna eleitoral brasileira. Foto: Szucinski/Getty Images

Para marcar a última etapa da inspeção dos sistemas das urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro e no segundo turno das eleições, ocorreu uma cerimônia para lacrar esses programas em 2 de setembro. Na prática, isso quer dizer que, a partir de agora, qualquer mudança só poderá ser feita com a autorização de todas as entidades envolvidas.

O principal objetivo da solenidade era mostrar para os brasileiros como funciona o sistema das urnas eletrônicas – responsável por registrar e contar os votos – e que ele não sofre nenhuma alteração sem que isso seja divulgado. “A única coisa secreta na Justiça Eleitoral é o voto do eleitor”, afirmou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Na semana anterior à cerimônia, dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI) testaram o sistema para garantir que estivesse funcionando da maneira correta.

O presidente do TSE conclui o processo de lacração do sistema usado nas urnas eletrônicas. Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE/Fotos Públicas

Ao fim da solenidade, os sistemas (tanto no formato digital como físico) foram guardados em um cofre do TSE. A próxima etapa é a inserção de cópias lacradas dos programas nas urnas eletrônicas, de modo que funcionem a partir de seus comandos. Os dados dos eleitores e candidatos também serão cadastrados nas urnas de acordo com cada região.

Quem quiser conferir como funciona o sistema pode se informar com um resumo na plataforma do TSE. A relação aparecerá nesse link assim que estiver disponível – caso precise, peça ajuda a um adulto.

Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil, O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido