Crédito de imagem: Christian Aslund/EyeEm/Getty Images

Um terremoto de magnitude 7,3 (role até o fim da matéria para entender o que isso significa) atingiu o Japão em 16 de março. O epicentro (primeiro ponto atingido pelos tremores) aconteceu na costa da cidade de Fukushima. Até a publicação desta matéria, o governo japonês não havia divulgado mortes causadas pelos tremores.

A ocorrência do fenômeno provocou alertas de tsunami no país. Em cidades onde os tremores foram sentidos com grande intensidade, como Higashimatsushima, moradores que vivem perto do litoral estão sendo orientados pelas autoridades locais a deixar a casa em que moram e ir para abrigos, como forma de escapar das ondas gigantes que podem atingir a região nas próximas horas.

Além disso, o terremoto deixou 2 milhões de pessoas sem eletricidade, incluindo moradores de grandes cidades, como a capital japonesa, Tóquio. A companhia elétrica de Tóquio estima que 700 mil pessoas estejam sem energia elétrica no local.  

Já em Fukushima, outra cidade atingida pelos tremores, a maior preocupação é em relação às usinas nucleares localizadas por lá. Em 2011, um terremoto de magnitude 9,1 abalou o local e provocou um tsunami que atingiu a usina nuclear de Fukushima (saiba mais abaixo). O impacto das ondas gerou uma série de explosões e resultou no maior acidente nuclear do Japão. Na época, as partículas radioativas da instalação se espalharam por mais de mil quilômetros quadrados e cerca de 160 mil pessoas tiveram que abandonar a região para não ser atingidas pela radioatividade, que pode provocar mortes e sérios problemas de saúde.

Em 11 de março, os japoneses fizeram cerimônias para marcar os 11 anos do maior terremoto que já atingiu o país. Foto: Yuichi Yamazaki/Getty Images

O que é um terremoto? 
O fenômeno acontece quando as placas tectônicas (pedaços enormes de rocha que formam a superfície do planeta) se movimentam de forma brusca por causa de correntes de calor ou da pressão que vem do interior do planeta. O choque entre essas placas leva aos tremores de terra. 

Terremotos no Japão
A região onde ocorreu o terremoto está localizada no chamado Círculo de Fogo, um local de encontro entre duas placas tectônicas, que são partes da crosta terrestre (a camada sólida do planeta). Quando elas se deslocam, isso pode criar abalos ou erupções de vulcões. Essa é a região que mais tem tremores de terra no planeta – estima-se que 90% dos terremotos do mundo ocorram por lá.  

Como se mede a magnitude de um terremoto?
A classificação acontece de acordo com a intensidade do tremor. Para medi-la, os especialistas usam um sistema chamado Escala Richter, que funciona da seguinte maneira:
• Tremor com menos de 3,5 graus: o terremoto, normalmente, é imperceptível;
• Tremor entre 5,5 a 6 graus: o abalo pode comprometer a estrutura de casas e prédios;
• Tremor de 7 a 7,9 graus: pode ser devastador em mil quilômetros;
• Tremor acima de 8 graus: destrói tudo o que está perto do epicentro.

O que é uma usina nuclear?

Instalação que produz energia elétrica a partir de energia nuclear.



Fontes: CNN Brasil, Estado de Minas e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • julia

    1 ano atrás

    e muito triste o terremoto que aconteceu.

  • lucileia brito

    1 ano atrás

    adoro esse jornal

  • MARIA EDUARDA RAMALHO

    1 ano atrás

    Amo notícias sobre terremoto ❤️

  • Gojira

    2 anos atrás

    Godzilla não esta bem por sinal...

  • FERNANDA CABRAL AZEVEDO

    2 anos atrás

    nossa, chocante, espero que eles resolvam.. :(

  • jp

    2 anos atrás

    coitada dessas pessoas

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido