NO DIA 3 DE ABRIL, um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa leste de Taiwan, danificando edifícios e provocando a morte e o desaparecimento de pessoas. Entre bombeiros e voluntários que atuam no trabalho de resgate, um animal chamou bastante a atenção. Roger, um cão labrador de 8 anos, treinado para encontrar pessoas soterradas usando o olfato, ganhou reportagens em jornais de todo o mundo pelo trabalho exemplar no auxílio aos profissionais do corpo de bombeiros taiwanês.


Trajetória 

Roger nasceu no centro de treinamento para cães farejadores de substâncias ilícitas, mas não se adequou à função. O comportamento agitado do animal fazia com que ele não fosse o cachorro ideal para trabalhar no ramo, ainda mais por precisar atuar em ambientes com muitas pessoas ao redor, como aeroportos. Assim, com um ano, ele foi transferido para o centro de treinamento de resgate, área em que a agitação do cachorro não o atrapalha. Foi lá que ele se tornou destaque — Roger já participou de sete operações oficiais durante a carreira, chegando a ser premiado com um certificado da Organização Internacional dos Cães de Resgate, em 2022.

#pracegover: Roger é um labrador de pelos amarelados. Ele está deixado numa grama verde e com uma bolinha laranja na boca. Crédito de imagem: reprodução

Aposentadoria 

No auge do sucesso, Roger está prestes a se aposentar, já que a idade máxima para cães de resgate atuarem em campo é 9 anos. Em 2025, o cachorro será enviado a um lar, onde poderá descansar.

FONTES: THE NEW YORK TIMES, CNN E YAHOO.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 222 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido