Representação gráfica do El Niño, responsável por aquecer as águas do Oceano Pacífico. Crédito de imagem: Juan Gertner/Science Photo Library/reprodução

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (Nooa, na sigla em inglês), anunciou, em 8 de junho, o início do fenômeno que pode se tornar o El Niño às águas do Oceano Pacífico. Segundo a agência climática, já é possível identificar o aumento generalizado da temperatura do oceano, apesar de as condições ainda serem fracas. “As condições do El Niño estão presentes, e espera-se que se fortaleçam gradualmente no inverno do hemisfério norte de 2023-24 [de novembro a janeiro]”, afirma a publicação da Nooa.

A agência informou que, na região do Pacífico denominada Niño3.4 — usada pela Nooa como referência para monitorar o avanço do fenômeno —, foi registrado um aumento na temperatura de 0,8 grau Celsius (ºC), o que já pode ser considerado condições para um possível El Niño fraco. O pico, no entanto, é esperado para o segundo semestre do ano.

A Nooa publicou no Twitter, em tradução livre do inglês: “As condições do El Niño estão aqui, de acordo com o último panorama da Oscilação Sul do El Niño (Enso) da Agência Nacional do Clima [dos Estados Unidos]. Espera-se que o El Niño continue no inverno, com chances de cerca de 84% de pelo menos um evento moderado acontecer”.

O que é o El Niño?

Um fenômeno natural que aquece as águas do Oceano Pacífico, podendo provocar furacões e tempestades. No Brasil, o El Niño afeta o regime de chuvas.

grafica-el-nino-la-nina-joca-202
#pracegover: o gráfico, construído com bolas coloridas, mostra a ocorrência dos fenômenos El Niño e La Niña entre 2013 e 2023. Houve El Niño em 2014, 2015, 2016, 2018, 2019 e 2023; La Niña em 2016, 2017, 2018, 2020, 2021, 2022 e 2023. Há momentos sem nenhum dos dois eventos em 2013, 2014 e 2017. Crédito de imagem: jornal Joca

Qual a diferença entre o El Niño e o La Niña?

Enquanto o primeiro aquece o Oceano Pacífico, o La Niña é responsável por resfriar as águas desse oceano. Não é possível precisar de quanto em quanto esses fenômenos acontecem, quanto tempo eles duram, nem o impacto exato que têm no meio ambiente.

[ATUALIZAÇÃO – 13/07/2023 – ÀS 15H57 e 27/07/2023 – ÀS 17H50]

Na versão original da reportagem publicamos que o El Niño teve início em 8 de junho quando, na verdade, o que começou foram as condições para a formação de um El Niño. Para ser classificado como tal, essas condições devem se manter assim por pelo menos cinco períodos de três meses consecutivos (Ex.: Junho-Julho-Agosto, Julho-Agosto-Setembro, Agosto-Setembro-Outubro, Setembro-Outubro-Novembro e Outubro-Novembro-Dezembro).

Fontes: NOAA, NSW e MetSul.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • SME TS ALUNO 35

    8 meses atrás

    Eu estou gostando do Jornal e das reportagens. Eu sou Kaue do 5B do EMEB Jorge Amado

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido