Crédito de imagem: redes sociais/reprodução

Em Palotina, município do oeste de Paraná, um silo (estrutura que armazena enormes quantidades de produtos agrícolas) de milho explodiu, na tarde do dia 26 de julho, espalhando poeira e tremores nos bairros ao redor. A explosão deixou oito mortos, 12 feridos e (até a publicação desta matéria) um desaparecido, todos trabalhadores locais. No dia seguinte, o governo paranaense decretou luto oficial por três dias no estado.

Segundo as autoridades, o motivo da tragédia ainda não é conhecido, porém está sendo investigado. Uma causa provável é que os gases liberados durante a fermentação (processo químico que ocorre em matéria orgânica, como o milho, quando não há oxigênio) tenham sido os responsáveis pela explosão, ou até mesmo a poeira que sai dos grãos.

O vice-governador do Paraná (governador em exercício enquanto o governador Ratinho Jr. está em viagem no exterior) Darci Piana visitou o local da tragédia e algumas das vítimas que estão internadas. Crédito de imagem: governo do Paraná/divulgação

A empresa responsável pelo silo, C. Vale, lamentou em nota pelo ocorrido e disse estar prestando todo o apoio à família das vítimas, ao corpo de bombeiros e aos demais órgãos responsáveis pela operação de resgate do trabalhador ainda desaparecido. Segundo a companhia, o esvaziamento total de todo o silo (que está repleto de milho) pode levar de sete a dez dias.

“Neste momento de imensa dor, estendemos nossas mais sinceras condolências às famílias enlutadas. Que a força divina possa confortar seu coração e acalmar sua alma. Unimos nossos sentimentos aos amigos, aos colegas de trabalho e a toda a comunidade afetada por esta tragédia. A solidariedade e o apoio mútuo serão fundamentais para superarmos juntos este momento de luto e sofrimento.”

Trecho da nota oficial da prefeitura de Palotina (PR).

Fontes: C. Vale, prefeitura de Palotina, governo do Paraná, Sintrascoopa, Agência Brasil, G1 e Globo Rural.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido