Imagem: acervo pessoal

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, foi realizada no Brasil a 2ª Semana da Imprensa, iniciativa do jornal Joca em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de São Paulo (SP). A última mesa de debate da semana foi sobre saúde mental.

Diogo Sponchiato — jornalista e redator-chefe da Veja Saúde — e Márcia Briza Morelli — psicóloga e mestre em psicologia clínica pela PUC-SP — discutiram sobre a influência da mídia e das tecnologias atuais no bem-estar da sociedade.

O debate teve a participação de estudantes da Camino School e da E. E. Prof. Josué Benedicto Mendes, e foi mediado pela Maria Fernanda Neves, estudante do 2º ano da graduação de jornalismo da ESPM.

Entre os temas debatidos, um que se destacou foi como o uso de mídias sociais, games on-line e tecnologias como smartphones pode ser benéfico e até mesmo saudável para os jovens. Basta que se tenha moderação, senso crítico e sabedoria.

“Em virtude da pandemia, ficamos muito dependentes de telas. E tudo que envolve tecnologias novas tem uma curva de aprendizado até começarmos a usá-las de maneira mais saudável.”

Diogo Sponchiato

As fake news, assunto presente em todas as mesas da Semana da Imprensa, também foram discutidas no âmbito da saúde, sendo responsáveis, ao lado do uso tóxico e inapropriado das redes sociais, pelo aumento de doenças mentais em jovens e adolescentes.

“Evitar que as fake news aumentem a ansiedade dos jovens é um trabalho para a sociedade toda: para a escola, a família, os jornalistas, todo mundo.”

Márcia Briza Morelli

O que eu penso sobre…

Confira os comentários de algumas crianças e adolescentes que estiveram presentes no evento.

“Para cuidar da minha saúde mental, eu gosto muito de conversar com os meus amigos e ler sobre esse assunto. Essa, para mim, é a melhor forma de eu me cuidar.” João Victor, 14 anos, estudante da Escola Estadual Professor Orlando Geribola.

“Eu às vezes faço alguma coisa para me distrair, para o bem da minha saúde mental. Fico jogando videogame, assisto a séries ou filmes e tento relaxar o máximo possível.” João Lucas, 16 anos, estudante da Escola Estadual Professor Orlando Geribola.

Sobre a Semana da Imprensa

A Semana da Imprensa do Brasil é inspirada no evento de mesmo nome que acontece há mais de 30 anos na França. Durante uma semana, as escolas do país ficam focadas em falar sobre jornalismo com os estudantes.

Um dos objetivos do evento é informar e aproximar as crianças e os adolescentes do funcionamento do jornalismo. A ideia é que, desse modo, os estudantes sejam estimulados a uma reflexão sobre como a imprensa funciona e qual é seu papel na sociedade.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido