Foto: Sung Jin Cho/Unsplash/reprodução

O grupo sem fins lucrativos Earth Species Project (ESP) — Projeto das Espécies da Terra, em tradução livre — está desenvolvendo uma Inteligência Artificial para decodificar a linguagem sonora de todos os animais do mundo. Isso significa que, se eles tiverem sucesso, vai ser possível se comunicar com cachorros, por exemplo.

Fundado em 2017, o ESP busca trazer gerar impacto positivo para o mundo animal, prevendo que, no futuro, será possível entender as necessidades e dificuldades das espécies.

A Inteligência Artificial estuda os idiomas e transforma cada palavra em um ponto em uma imagem 3D.

Estas são as 10 mil palavras mais utilizadas no inglês. Imagem: ESP/divulgação

Esta mancha cheia de pontos, chamada de “espaço latente”, pode ser usada para traduzir idiomas sem o uso de dicionários. Basta colocar a mancha de uma língua (português, por exemplo) em cima da mancha de outra (inglês, por exemplo) e comparar as palavras.

Na imagem, um exemplo da palavra “cachorro” nas línguas espanhola, inglesa e japonesa. Imagem: ESP/divulgação

Assim, o ESP deduz que, em um estágio mais avançado do projeto, será possível decodificar a comunicação de qualquer espécie animal.

O projeto, no entanto, ainda está no início e não é consenso entre a comunidade científica. Robert Seyfarth, professor de psicologia na Universidade da Pensilvânia que estudou por mais de 40 anos o comportamento social e comunicação oral de primatas, acredita que a tecnologia não será tão eficiente quanto se acredita.

Em entrevista ao jornal The Guardian, Seyfarth afirma que a Inteligência Artificial do ESP não considera aspectos importantes da linguagem, como as outras formas de comunicação, além da oral. “Eu penso que os métodos dessa IA são insuficientes. Você precisar ir a campo e observar os animais”, conclui o professor.

Fontes: Superinteressante, The Guardian e Earth Species Project.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (18)

  • victorlippsmeier

    1 ano atrás

    Será que vão conseguir se comunicar com os animais?

  • Marcelo Oliveira

    1 ano atrás

    Eu acho que pode dar certo ,pois a ciência esta melhorando muito!

  • Nailde

    1 ano atrás

    Nossa ! Será mesmo possível essa comunicação?

  • ELOÁ SILVA

    1 ano atrás

    Olá Jornal Joca! Eu me chamo ELOÁ SILVA do 5 ano b da escola E.E MARIA APARECIDA DOS SANTOS OLIVEIRA Ibitinga/ SP uau! gostei muito desta matéria, eu estou muito curiosa para saber como os animais pensam.

  • Kaua Henrique Cunha dos santos

    1 ano atrás

    OLÁ JORNAL JOCA! EU ME CHAMO KAUÃ SOU ALUNO DO 5 ANO B DE IBITINGA/SP GOSTAMOS MUITO DESSA NOTIÇIA EXPLENDIDA! GOSTAMOS MUITO DE ESTUDAR ESSA MATERIA MUITO LEGAL👍🏻 TOMARE QUE DE CERTO ESSE EXPREMETO NÃO DEMORE PRA CHEGAR ESTOU CURIOSO PRA SABER COMO SAO OS PENSAMENTOS DOS ANIMAIS!👍🏻

  • Pietra Costa Marçal

    1 ano atrás

    Olá, Jornal Joca! Me chamo Pietra e tenho 10 anos, sou do 5°ano B da escola E.E.profª. Maria Aparecida dos Santos Oliveira, Ibitinga/SP. Achei super interessante, pois imagina nós humanos falando com os animais? Uau...Espero que dê certo esse teste logo! Adorei essa notícia.

  • Murilo mazzuco borges

    1 ano atrás

    Olá, jornal Joca! Eu me chamo Murilo sou do 5 ano b de Ibitinga. Amei esse projeto de poder conversar com os animais, tomara que não demore para chegar estou curioso para saber como são os pensamentos dos animais!👍🏻

  • Priscila

    1 ano atrás

    Parabéns pelo Comentário!

  • Ana Luiza Gonzaga da Silva aluno.analuizasilva@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Achei muito interessante isso, pois com meu cachorrinho também é assim. Quando nós falamos que tem ossinho ele começa pular.Essa linguagem sonora é muito cientifica. (Ana Luiza Gonzaga) Colégio Magister - 4ºA.

  • Gael Barrio Novo Brizido Rei aluno.gaelrei@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Eu achei essa notícia interessante porque eu não sabia que nós ,humanos, podemos se comunicar com animais no futuro. Gael - 4 ano A - Colégio Magister.

  • 1 ano atrás

    Tomara que de certo se der vai ser muito mais fácil de entender o que eles precisam. (Mariana 4 ano A)

  • Beatriz Rossin Auresco aluno.beatrizauresco@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Nossa que incrivel porque e o meu sonho falar com animais imagina.aluno.beatrizauresco@colegiomagister

  • Priscila Fernandes da S. Valente

    1 ano atrás

    Olá, Jornal Joca! Somos alunos do 5ºano B, da E.E. Profª. Maria Aparecida dos Santos Oliveira, Ibitinga/SP. Nós ficamos muito entusiasmados em saber que há estudos sobre a possibilidade de nos comunicarmos com os animais. Vimos que o estudo é complicado, e esperamos que dê certo. Parabéns pela matéria!

  • Laura

    1 ano atrás

    Muiiiiiiiiiiitoooo boooommm e legaaall.

  • Maria Heloísa

    1 ano atrás

    Olha e legal

  • Alunoi Mogi 3

    1 ano atrás

    GOSTARIAMOS DE TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE TEMA. ALUNOS DO 4º ANOS A e B DA EMEF "PROFESSORA MARIA DIVA" MOGI GUAÇU -SP

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Oi, pessoal. Tudo bom? Obrigado pelo comentário! Assim que saírem mais informações sobre este tema, nós vamos falar aqui no site. Até a próxima!

  • Beatriz Rossin Auresco aluno.beatrizauresco@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    ate jornal joca

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido