Liz Truss anuncia sua renúncia. Foto: Rob Pinney/Getty Images

Após 44 dias de mandato, a premiê (cargo político com poderes semelhantes aos de presidente) do Reino Unido, Liz Truss, deixou o posto em 20 de outubro. Cinco dias depois, Rishi Sunak, de 42 anos assumiu o cargo de primeiro-ministro. A decisão foi feita por meio de uma eleição dentro do partido de Truss (Partido Conservador), já que, por ser o que tem maioria no Parlamento atualmente, teve o direito de escolher quem iria assumir.*

Truss vinha sofrendo com pressões desde o início de outubro, quando anunciou uma proposta nova para a economia. Seu projeto definia grandes cortes no valor dos impostos (taxas que a população precisa pagar pelas atividades econômicas, como ao comprar um produto, e que é usado pelo governo para investir em áreas como educação pública). Ao mesmo tempo, o plano envolvia mais gastos públicos, o que significaria o aumento da dívida do país.

Elizabeth Truss. Foto: General Election – Cabinet/Foto Públicas

O mercado financeiro não reagiu bem à ideia, causando uma queda no valor da libra esterlina (a moeda do país), e houve também crescimento da inflação (subida generalizada do preço de produtos e serviços).

Liz acabou cancelando uma das propostas do pacote, que era a diminuição do imposto das pessoas ricas. Mesmo assim, por causa da pressão da parcela da população que continuava insatisfeita e de deputados que pediram sua renúncia, ela deixou o cargo.

Governo de Truss durou menos do que uma alface

Em 14 de outubro, quando a pressão contra o mandato da então premiê começou a atingir o auge, o Daily Star, veículo de notícias do país, criou uma transmissão ao vivo que mostrava uma alface com uma peruca loira ao lado de fotos de Truss e bandeiras do Reino Unido. A brincadeira questionava quem duraria mais: as folhas da hortaliça ou o governo da chefe de Estado.

Em 20 de outubro, data da renúncia de Truss, a alface continuava intacta.

O alface do Daily Star no dia da renúncia de Liz Truss. Foto: reprodução YouTube

Quem é Rishi Sunak?*

Rishi Sunak é, só neste ano, o terceiro premiê a ocupar o cargo do Reino Unido. Sunak é de descendência indiana e trabalhou por anos no mercado financeiro, antes de iniciar sua carreira política, em 2010, ao começar a trabalhar para o Partido Conservador. Em 2020, Sunak assumiu como ministro das finanças, que ocupava até então.

Rishi Sunak é o mais jovem em dois séculos a ocupar o cargo de premiê. Foto: Twitter/reprodução.

*Esse post foi atualizado em 25/10, às 18h30.

Fontes: BBC, CNN Brasil Infomoney e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido