A Copa do Mundo 2022 começou, em 20 de novembro, com uma cerimônia de abertura às 11h40 no horário de Brasília (DF). O evento foi realizado no Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, Catar. Cerca de uma hora depois, no mesmo estádio, a Al Rihla (bola ofi cial da Copa de 2022) rolou pela primeira vez com a disputa entre Catar e Equador, que terminou em 2 a 0 para o time equatoriano. Essa foi a primeira vez na história das Copas que um país-sede perdeu a partida de abertura.

A cada edição, as aberturas cerimoniais da Copa do Mundo buscam mostrar um pouco da cultura local e, dessa vez, não foi diferente. A apresentação começou com o vídeo de um tubarão-baleia, animal nativo do país-sede, e seguiu com danças e músicas típicas do Catar, trazendo até camelos vivos ao centro do estádio. A apresentação foi narrada pelo ator norte-americano Morgan Freeman, enquanto conversava com o influenciador catarense Ghanim Al Muftah sobre diversidade e inclusão.

#pracegover: Imagem de uma mão segurando a bola oficial da Copa deste ano. A bola é branca e tem riscos coloridos nas cores laranja, amarelo, azul e preto. Crédito de imagem: divulgação

O espetáculo durou 30 minutos e teve a participação de Jungkook, cantor de K-pop da banda BTS, e do artista catarense Fahad Al Kubaisi. Em meio ao show, foram homenageadas as edições anteriores da Copa do Mundo, com exibição de suas mascotes e canções ofi ciais. O emir (governante máximo do Catar) Tamim bin Hamad al-Thani fi nalizou a cerimônia com um discurso.

Desde a primeira partida até o fechamento desta edição, já foram disputados os seguintes jogos: Inglaterra 6 x 2 Irã; Senegal 0 x 2 Holanda; e Estados Unidos 1 x 1 País de Gales. Acompanhe a cobertura de toda a Copa no portal do Joca: jornaljoca.com.br.

RAIO X DO CATAR
ÁREA: 11.571 km2 (pouco mais da metade da área de Sergipe).
POPULAÇÃO: cerca de 3 milhões de pessoas.
CAPITAL: Doha.
MOEDA: rial catarense.
IDIOMA: a língua oficial é o árabe, e o inglês é o segundo idioma mais falado no país.

TECNOLOGIA PAR A AMENIZAR O CALOR DO CATAR
A edição de 2022 é a primeira a ser sediada por um país do Oriente Médio. Como o clima do Catar é predominantemente desértico e a temperatura sobe muito entre junho e julho (época em que a Copa costuma ocorrer), passando facilmente dos 40 graus Celsius (ºC), desta vez a competição foi marcada para novembro e dezembro, quando é outono e inverno no hemisfério norte.

Além disso, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) tomou outras medidas para amenizar o calor. O estádio Al Janoub, por exemplo, teve o teto projetado para desviar o ar quente que chega dos mares até a região e foi pintado na cor branca para refletir os raios solares.

Outra inovação é que, em todos os estádios construídos para a Copa, os torcedores poderão se refrescar com jatos de ar embaixo de cada assento. Para os atletas foram instaladas entradas de ar frio que vão refrescar o ambiente do campo, mas sem atingir diretamente os jogadores.

Ao longo da partida, o sistema de refrigeração se renova, tanto para quem está em campo como para o público — quando esquenta, o ar é resfriado novamente (passando por tubos com água gelada) e, então, lançado de volta ao estádio. Para que tudo isso funcione será usada uma tecnologia de energia solar, que não polui o meio ambiente.

ESTÁDIOS FEITOS PARA O EVENTO
Para receber a Copa, o Catar construiu sete dos oito estádios onde as partidas serão disputadas. O maior é Lusail, na cidade de mesmo nome. Com capacidade para 80 mil pessoas, o lugar será a casa da grande final do torneio. Após a competição, deve virar um centro comunitário.

Outros estádios erguidos para o evento também serão transformados. É o caso do Estádio 974, na capital, Doha, em parte construído com 974 contêineres de navios. Ele será desmontado e deve ter partes doadas para reconstruir um ou mais estádios, por exemplo, em países em desenvolvimento. Já o Al Thumama (foto), na mesma cidade, terá a capacidade reduzida pela metade para dar lugar a um banco — os assentos que sobrarem também devem ser doados a essas nações.


GUIA PARA ACOMPANHAR A COPA DO MUNDO SAIBA COMO FUNCIONAM AS DUAS FASES DO TORNEIO

1. FASE DE GRUPOS
Na primeira fase da Copa as seleções são divididas em oito grupos. As duas melhores de cada grupo se classificam para as oitavas de final. Isso vai de 20 de novembro até 2 de dezembro.

GRUPO A: Catar, Equador, Holanda e Senegal.
GRUPO B: Estados Unidos, Inglaterra, Irã e País de Gales.
GRUPO C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia.
GRUPO D: Austrália, Dinamarca, França e Tunísia.
GRUPO E: Alemanha, Costa Rica, Espanha e Japão.
GRUPO F: Bélgica, Canadá, Croácia e Marrocos.
GRUPO G: Brasil, Camarões, Sérvia e Suíça.
GRUPO H: Coreia do Sul, Gana, Portugal e Uruguai.

OS PRIMEIROS JOGOS DO BRASIL SERÃO:
24/11 (quinta-feira) BRASIL X SÉRVIA: 16h
28/11 (segunda-feira) BRASIL X SUÍÇA: 13h
2/12 (sexta-feira) BRASIL X CAMARÕES: 16h

2. DAS OITAVAS À GRANDE FINAL
A partir das oitavas de final, os jogos são eliminatórios: quem perder está fora da Copa do Mundo. Em caso de empate, a partida vai para a prorrogação, com dois tempos de 15 minutos. Se ainda houver empate, a decisão ocorre nos pênaltis. Os vencedores passam para as etapas seguintes: quartas de final, semifinais e final, além da disputa do terceiro lugar. Acompanhe tudo no portal do Joca.

O CALENDÁRIO COMPLETO FICA ASSIM:
FASE DE GRUPOS: 20 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO, com jogos às 7h, 10h, 12h, 13h e 16h. OITAVAS DE FINAL: 3 A 6 DE DEZEMBRO, 12h e 16h.
QUARTAS DE FINAL: 9 A 10 DE DEZEMBRO, 12h e 16h.
SEMIFINAIS: 13 A 14 DE DEZEMBRO, 16h.
DISPUTA DO TERCEIRO LUGAR: 17 DE DEZEMBRO, 16h.
FINAL: 18 DE DEZEMBRO, 12h.


A TRAJETÓRIA DO PENTACAMPEÃO

1958 | Suécia
No dia 29 de junho, o Brasil conquistou a primeira Copa ao vencer a Suécia, dona da casa, por 5 a 2. A seleção da época tinha nomes como Garrincha e Pelé. Foi uma vitória de virada, depois que os adversários abriram o placar aos quatro minutos de jogo. Pelo Brasil, gols de Didi, Vavá e Pelé.

#pracegover: Foto em preto de jogadores em campo. Eles estão próximos ao gol e o goleiro se prepara para tentar defender. Crédito de imagem: Keystone/Hulton Archive/Getty Images

1962 | Chile
No bicampeonato, o título veio em 17 de junho, contra a Tchecoslováquia. Mais uma vez, a equipe adversária marcou o primeiro gol. Porém, pouco depois, Amarildo empatou para o Brasil. A virada veio no segundo tempo, com Zito, e, depois, Vavá, fechando o placar em 3 a 1.

1970 | México
Em vitória por 4 a 1 sobre a Itália, o Brasil foi o primeiro tricampeão, em 21 de junho, com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres. Com isso, levou a taça Jules Rimet para casa (roubada anos depois). A taça atual é diferente.

Jules-Rimet
#pracegover: em foto em preto e branco, a Jules Rimet, taça com uma representação feminina de braços abertos. Crédito de imagem: Dennis Barnard/Fox Photos/Getty Images

1994 | Estados Unidos
Levou 24 anos para o Brasil chegar novamente ao topo do mundo do futebol. Em outra final contra a Itália, em 17 de julho, nenhum dos times marcou durante o tempo regulamentar nem na prorrogação. A disputa seguiu para os pênaltis, e a vitória brasileira veio quando o italiano Roberto Baggio chutou para fora. Tetracampeonato para o Brasil, o primeiro a ter quatro Copas.

#pracegover: Seleção brasileira segura o trof´éu da Copa de 1994. Ao fundo estão dirigentes do time e da Fifa e os torcedores na arquibancada. Crédito de imagem: GettyImages

2002 | Coreia do Sul e Japão
Era 20 de junho quando Brasil e Alemanha se enfrentaram no jogo decisivo. A final foi em Yokohama, no Japão, e terminou em 2 a 0 para o Brasil, com gols de Ronaldo, o Fenômeno. Era o pentacampeonato. Até agora, a seleção brasileira segue sendo a única com cinco taças na Copa do Mundo.


O QUE OS JOVENS ESPERAM DA COPA DO CATAR?

“Vamos torcer para o Brasil, mas, se tiver um jogo contra a Austrália, cada uma de nós vai torcer para um time para não chatear nem a mamãe nem o papai.” Luisa E., 14 anos, e Olivia E., 11 anos, Brisbane, Austrália

Olivia-Australia
#pracegover: Olivia usa camiseta azul-escura do Mickey. Ela está com as mãos na cintura e tem uma trança colorida no cabelo. Na sua frente, uma mesa de madeira e um copo com uma bebida rosa, gelo e canudo. Crédito de imagem: arquivo pessoal
Luisa-Australia
#pracegover: Luisa usa macacão jeans e camiseta branca. Ela sorri e há plantas ao fundo. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“A Copa do Mundo é realizada a cada 4 anos e temos que aproveitar da melhor forma possível. Minha expectativa é de que o Brasil será campeão pela sexta vez. Eu também gostaria que o Equador fizesse uma Copa do Mundo muito boa.” Ezequiel M., 11 anos, Guayaquil, Equador

Ezequiel-Equador
#pracegover: Ezequiel usa camiseta azul e está sentado em uma poltrona. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Moro em uma casa fanática por futebol. Espero que o Brasil ganhe e que o Equador vá bem, porque tem um time muito bom. Vamos torcer para que a seleção brasileira nos dê a alegria de sermos campeões mundiais.” Thiago M., 9 anos, Guayaquil, Equador

Thiago-Equador
#pracegover: Thiago usa camiseta cinza com ilustração da animação Rugrats e está sentado em uma poltrona. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Minha expectativa é de Portugal e Argentina na final, com Portugal campeão com gol do Cristiano Ronaldo de cabeça no fim do jogo; o Brasil caindo na semifinal e a atual campeã, França, nas quartas de final. Espero que seja uma Copa muito competitiva e os torcedores apoiem muito, porque é a parte mais divertida.” Nicolás P., 16 anos, Madri, Espanha

Nicolas-Espanha
#praceegover: Nicolás usa camisa branca e sorri. Ao fundo, o mar. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Será a primeira que vou ver a Copa e entender. Estou no Brasil e verei com a minha família brasileira — nasci no México —, então será emocionante. Ficarei contente com as vitórias do México, claro, mas eles jogam muito mal (desculpa, pai). Desta vez, vou torcer pelo Brasil.” Federico Z., 8 anos, Cancún, México

Federico-Mexico
#pracegover: Federico usa camiseta azul e sorri. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Vou torcer para o Brasil e para a Inglaterra, mas um pouco mais para o Brasil porque acho que tem mais chances. Aqui a Copa não é um evento enorme, mas as pessoas estão animadas porque a seleção foi anunciada há alguns dias. Houve críticas de que o time não é ótimo e muita gente não gosta do técnico, falam que ele foca muito na defesa.” Jessica O., 16 anos, Londres, Inglaterra

“O Brasil renovou bastante o time, então acho que tem boas chances de ganhar. Copa do Mundo é muito bom!” Diego B., 10 anos, Belo Horizonte (MG)

Diego-Clube-02
#pracegover: Diego usa camiseta amarela de mangas compridas e óculos. Ao fundo, um jardim. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Acho que o Brasil consegue ganhar. Mas, se bobear, a França leva.” Daniel S., 11 anos, Rio de Janeiro (RJ)

Daniel-Clube02
#pracegover: Daniel usa camiseta azul com detalhes em cinza e sorri. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Amo ver os jogos comendo pipoca e torcendo com minha família. Acho difícil a gente levar a Copa, mas é importante ficar otimista e torcer para transmitir energia para a equipe brasileira.” Helena T., 9 anos, Araçatuba (SP)

Helena-Clube-02
#pracegover: Helena usa blusa preta e óculos. Ela é oriental. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Não tenho certeza se o Brasil vai ganhar, mas quero muito que isso aconteça. Estou bastante animada para ver o campeonato, pois é um grande acontecimento, só tem de quatro em quatro anos.” Clara A. M., 12 anos, Boa Vista (RR)

Clara-A-M-Roraima-Clube02
#pracegover: Clara usa camiseta amarela. Ao fundo, uma penteadeira com itens de beleza em cima. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Torço pela França (…), mas também para Portugal, porque sou de origem portuguesa (…). É difícil fazer previsões, mas o Brasil já ganhou cinco vezes, então podemos dizer que isso deve continuar. Não pretendo fazer nada de especial, principalmente porque tenho dificuldade em aceitar o fato de que isso está acontecendo no Catar, com todas as coisas horríveis que ocorreram lá durante a preparação [houve denúncias, por exemplo, sobre o não cumprimento de direitos de trabalhadores que atuaram em obras da Copa].“ Emma M., 17 anos, Paris, França

Emma-França
#pracegover: Emma usa blusa preta e um colar prateado no pescoço. Crédito de imagem: arquivo pessoal

“Acredito que Gana vai ter o pior desempenho. A Croácia vai vencer a França na final e levar a taça. Thibaut Courtois [da seleção belga] será o melhor goleiro. E Son Heung-min [da Coreia do Sul] o melhor jogador.” Darlington S., 17 anos, Bulawayo, Zimbábue

Fontes: Confederação Brasileira de Futebol (CBF), GE e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 198 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido