O BRASIL FOI anunciado como Estado- -membro associado da Organização Europeia de Pesquisas Nucleares (Cern), no dia 22 de março. Com isso, o país se torna o primeiro das Américas a aderir ao projeto. A Cern é o maior centro científico mundial e busca descobrir como o universo funciona.

Com esse acordo, brasileiros agora podem ser candidatos a programas e cargos da Cern, além de indicar representantes próprios para as reuniões da organização. Empresas do Brasil também poderão se candidatar a contratos promovidos pela instituição.

Mesmo antes de fazer parte da Cern, o Brasil já realizou parcerias com a entidade. Em 1990, cientistas brasileiros participaram de um experimento que mediu as consequências das colisões de elétrons e pósitrons (algumas das menores partículas que constituem a matéria).

#pracegover: o acelerador de partículas da Cern é um objeto bem grande e repleto de fios de diversas cores. Crédito de imagem: DIVULGAÇÃO/CERN

Em nota oficial, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, o MCTI, destacou a importância da associação para a ciência do país: “A adesão brasileira à Cern representa um marco significativo no fortalecimento da cooperação científica internacional e no desenvolvimento da ciência e de tecnologias de ponta no país”, diz o comunicado.

O acordo que tornou o Brasil Estado-membro associado à Cern foi aprovado em novembro de 2023, pelo Congresso Nacional. Para integrar a organização, o país deverá investir cerca de 58 milhões de reais por ano. Saiba mais sobre a Cern lendo a “Coleção” desta edição.

FONTES: SUPERINTERESSANTE, FOLHA DE S.PAULO E CERN

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 221 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido