"O voo da jubarte" é como é chamado o salto das baleias acima da superfície. Créditos de Imagem: [Getty Images]

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte — organização não governamental brasileira, criada em 1996, que busca a preservação da baleia jubarte e outras espécies marinhas — as baleias da espécie não correm mais risco de extinção no Brasil. Ela é considerada quase totalmente recuperada, uma vez que um censo aéreo realizado pela entidade mostrou que atualmente existem cerca de 25 mil jubartes na costa brasileira.  

Há cerca de 200 anos, o número populacional desse mamífero no Brasil era de 27 mil a 30 mil. Porém, em consequência da caça predatória, a quantidade de baleias jubartes no país começou a diminuir cada vez mais, chegando a cerca de 800 animais apenas, o que trazia um grande risco de extinção.

Em 1987, foi criado um decreto (lei 7.643), que proibiu a caça de cetáceos (mamíferos predominantemente marinhos) na nação brasileira. Mesmo assim, para recuperar o antigo número desses mamíferos, foi preciso realizar outras ações, como criação de rotas de navegação especiais para evitar colisões entre barcos e baleias, monitoramento e combate à caça ilegal.

O censo aéreo realizado em 2022 cobriu uma área de 6.200 quilômetros, que se estendeu desde a divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte até o litoral norte de São Paulo. Esse monitoramento é feito a cada três anos e observa principalmente as baleias durante o pico de reprodução, em que a espécie migra para águas brasileiras. A pesquisa foi feita em parceria com a empresa Socioambiental e teve apoio financeiro da Veracel Celulose e da Petrobras.

Uma baleia jubarte pode pesar de 25 kg a 30 kg e medir de 13 m a 16 m. A fêmea é maior do que o macho. Foto: Getty Images

O monitoramento consiste em fotografias de movimento de grupos de jubartes, tiradas por equipamentos aéreos. O censo é considerado o mais extenso do mundo para o estudo de baleias e alcança uma profundidade de até 500 metros. 

As baleias jubartes ficam no Brasil durante o inverno e a primavera, especialmente em temporadas de reprodução. Quando têm filhotes, permanecem no país até que seja possível viajar novamente e, aquelas que não se reproduziram, iniciam novamente o processo de migração. A região de Abrolhos, que fica no sul da Bahia, é conhecida como “berçário” das baleias no Brasil. 

Agora, o Instituto Baleias Jubarte busca continuar com as atividades de preservação, para que a população desse animal no Brasil possa ser mantida e continuar se expandindo.

Glossário:

Migração: deslocamento de grupos de animais de uma região para outra ocasionado por diversos fatores, entre eles, os naturais (reprodução, por exemplo) e aqueles causados por mudanças climáticas.

Fontes: Ecoa – UOL, Agência Brasil e Instituto Baleia Jubarte.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Elaine Garófalo Lazarini

    11 meses atrás

    Achamos muito importante a notícia de que a população de baleias jubarte, está sendo recuperada no Brasil, porque as baleias se alimentam de crustáceos e sua extinção pode provocar uma superpopulação desses animais e causar a extinção de outras espécies marinhas. Estudantes do 5º ano B, Escola "Professora Hilda Silva", Mococa/SP.

  • SOMAR 14

    1 ano atrás

    kkkkkk

  • Aluno Beacon 16

    1 ano atrás

    amo animais amei saber mais sobre baleias jubartes...

  • Lorena Barcelos Beraldo

    1 ano atrás

    Estou fazendo um texto baseado nisso!! Adorei.

  • Armando Shibata

    1 ano atrás

    que bom

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido