O Pix, método para transferência imediata de valores criado pelo Banco Central do Brasil (BCB), completou dois anos de existência, no dia 16 de novembro. Durante esse período, a ferramenta se tornou o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, superando os cartões de crédito e débito.

Cerca de 130 milhões de brasileiros já utilizaram o recurso, que permite transferir dinheiro quase em tempo real. Desde o lançamento, mais de 26 bilhões de transações usando Pix foram contabilizadas, movimentando 13 trilhões de reais. 

Cerca de 70% da população que usa serviços bancários no país já transferiu dinheiro, em algum momento, por meio do Pix. Além das pessoas físicas (os cidadãos), o serviço é bastante comum para pessoas jurídicas (empresas ou organizações). Destas, 11,4 milhões já utilizaram o Pix, ou seja, 55% das empresas em funcionamento no Brasil.

COMO O PIX FUNCIONA?

1 – No aplicativo do banco é colocada a CHAVE PIX* de quem vai receber o pagamento. Comércios costumam ter um QR code para isso.

2 – Um valor para a transferência é definido.

3 – Esse valor é debitado da conta de quem vai pagar a quantia e enviado, usando uma tecnologia do BCB, para a conta de quem vai receber. Tudo acontece em cerca de 10 segundos.

*Chave Pix: pode ser um e-mail, celular, CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), por exemplo.

#pracegover: Na imagem, há quatro telas de celular explicando os passos de como se faz um Pix. Os aparelhos são pretos, a tela branca e a letra escrita na tela, simulando uma transação, também é preta. Crédito de imagem: Reprodução

Golpes
A facilidade do Pix, contudo, trouxe um problema: o aumento no número de golpes. Só nos primeiros seis meses deste ano, o BCB registrou 739.145 crimes com o uso do Pix. Por essa razão, o órgão criou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que agiliza a recuperação, pelos bancos, de valores roubados, e anunciou que cobrará um fortalecimento dos mecanismos antifraude.

DINHEIRO DIGITAL
Sabia que o Quênia foi um dos primeiros países a criar um modo de transferir dinheiro pelo celular, como o nosso Pix? Por lá, o sistema se chama M-Pesa e surgiu em 2007. Saiba mais na edição de novembro do TINO Econômico.

Glossário

Banco Central do Brasil (BCB): órgão responsável pelo sistema financeiro do país.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 198 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido