No dia 27 de março, a revista científica Nature Geoscience publicou um estudo da Academia Chinesa de Ciências que analisou pedaços da Lua e mostrou que o satélite natural da Terra está cheio de pequenas bolas de vidro com água dentro.

A pesquisa teve acesso a cerca de 1,7 quilo de material lunar, coletado pela sonda Chang’e 5 em 2020. Algumas das amostras foram extraídas a um metro de profundidade do solo.

Os cientistas já sabiam da existência de água na Lua, mas alguns aspectos ainda não estavam claros. Até então, por exemplo, não havia confirmação sobre como o líquido ficava estocado, já que o satélite não tem nuvens como as da Terra. A nova pesquisa mostrou que as esferas de vidro funcionam como esponjas que absorvem a umidade, armazenando a água.

O estudo também aponta que o vidro se formou depois de colisões violentas de rochas espaciais com a superfície lunar. Estima-se que existam cerca de 270 bilhões de toneladas de água guardadas em vidros (uma tonelada é igual a mil quilos).

#pracegover: imagem da Lua vista por inteira, de frente. A Lua tem tons de cinza e furos na superfície. Crédito de imagem: PIERRE SUU / COLABORADOR_GETTYIMAGES

Extração
Assim que a descoberta foi anunciada, começou-se a se pensar em como extrair água do satélite natural. Os profissionais da Academia Chinesa de Ciências acreditam que a água da Lua pode ser benéfica para astronautas que desejarem realizar missões mais longas no local, além de servir como base de matéria-prima para foguetes. A teoria mais aceitável até o momento diz que será possível conseguir água aquecendo as bolas de vidro a 100°C (graus Celsius).

#pracegover: imagem em detalhe do material analisado. O formato é indefinido e há cores diversas, como azul, marrom e amarelo. Crédito de imagem: PIERRE SUU / COLABORADOR_GETTYIMAGES

“A água é a matéria-prima mais procurada para permitir a exploração sustentável das superfícies planetárias”, disse o professor Sen Hu, um dos autores do estudo, em entrevista à agência de notícias DW. “Compreender [os detalhes de] como a água é produzida, armazenada e reabastecida perto da superfície lunar seria muito útil para futuros exploradores”, completou. Ainda não se sabe se é seguro beber essa água.

Fontes: El País, G1, National Geographic, Nature Geoscience, Terra e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido