múmia egípicia
Múmias: os egípcios acreditavam em vida após a morte, por isso faziam múmias. Para entender como era o processo de mumificação, acesse o site do Joca: bit.ly/joca-mumias / #pracegover: na imagem, duas múmias egípcias, lado a lado, em exposição

Um artigo publicado, em 1o de fevereiro, na revista científica Nature trouxe novas descobertas sobre o complexo processo de embalsamento feito pelos egípcios antigos. Para isso, os pesquisadores analisaram o conteúdo de 31 vasos descobertos em 2016 em uma oficina de mumificação de 2.600 anos atrás, localizada em Saqqara (Egito). A análise dos elementos utilizados para mumificar um corpo levou à conclusão de que os egípcios traziam componentes de outros países, e até mesmo continentes, para elaborar as famosas múmias.

Embalsamento: técnica para preservar um cadáver e retardar a decomposição.

Entre os principais elementos identificados pelos cientistas estão alcatrões (substâncias escuras e espessas), gorduras, resinas de árvore e óleos. Os pesquisadores estimam que, para conseguir alguns desses itens, os egípcios realizavam trocas no Mar Mediterrâneo, compravam de outros países africanos e até mesmo da Ásia.

“Isso é realmente fascinante”, diz Mahmoud M. Bahgat, bioquímico do Centro Nacional de Pesquisas do Cairo e membro da equipe de pesquisa. “Se os egípcios foram tão longe para obter esses produtos naturais específicos, desses países específicos e não de outros países intermediários, significa que eles realmente sabiam o que estavam fazendo, não foi apenas uma questão de tentativa e erro… Eles sabiam sobre microbiologia.”

Microbiologia: estudo científico de micro-organismos.

Fontes: Nature, The Washington Post e Olhar Digital.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Marcelo Oliveira

    1 ano atrás

    amei essa reportagem joca.

  • Armando Shibata

    1 ano atrás

    Que doido

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido