Um termo que não é muito comum de se ouvir passou a ser bastante comentado no noticiário sobre a economia brasileira nas últimas semanas: deflação. Mas você sabe o que é isso?

Deflação é o contrário de inflação. Ou seja, enquanto a inflação é a subida generalizada do preço de produtos e serviços, deflação é o nome dado à queda generalizada nesses mesmos preços.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede o sobe e desce dos preços em nosso país, ficou em -0,68% em julho na comparação com junho.

A queda foi estimulada principalmente pelo setor de transporte, que teve variação de -4,51%, com a ajuda da redução recente do valor da gasolina. Mas, apesar de os preços em geral terem caído, alguns produtos ficaram mais caros. Um exemplo desse movimento é o leite, cujo valor aumentou 25%.

A deflação vai colaborar para diminuir o ritmo da inflação no Brasil, que acumula aumento de 10,07% nos últimos 12 meses. O aspecto preocupante é que as elevações de preço foram registradas nos alimentos, o que afeta particularmente as famílias de baixa renda. Fontes: IBGE e G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 192 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido