Autoridades reunidas na 27ª Cúpula Internacional do Clima. Foto: KiaraWorth/ UNclimatechange/ Fotos Públicas

De 6 a 18 de novembro, representantes de aproximadamente 200 países vão passar pela 27ª Cúpula Internacional do Clima (COP, na sigla em inglês). Desta vez, o evento será presidido pelo Egito e ocorrerá na cidade de Sharm el-Sheikh. A conferência é realizada quase todos os anos, desde 1995, e tem como objetivo fazer com que líderes mundiais se reúnam e discutam as mudanças climáticas e planejem como irão combatê-las.

Além disso, há o debate de como está o progresso das metas para o bem-estar social, implantadas na Cúpula da Terra, reunião realizada no Rio de Janeiro, em 1992. As metas incluíam proteger a atmosfera, combater o desmatamento, prevenir a poluição da água e do ar e combater a destruição das populações de animais marinhos e a pobreza nas nações em desenvolvimento.

No entanto, a COP27 já revelou que esses compromissos não estão sendo cumpridos por todos os países. Na abertura do evento, um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) demonstrou que o planeta está ficando cada vez mais quente. Nos últimos oito anos, cada um deles foi o mais quente da história.

Entrada da Cúpula Internacional do Clima, em Sharm el-Sheikh, no Egito. A reunião de líderes mundiais para discutir questões climáticas vai até o dia 18 de novembro. Foto: Sean Gallup/Getty Images

“No início da COP27, nosso planeta nos envia um sinal de alarme”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres. Por isso, ele defendeu na abertura que serão necessárias ações importantes para mudar esse cenário.

O que a ação humana tem a ver com as mudanças climáticas?

As metas da Cúpula da Terra foram definidas para que fossem feitas ações que freassem as mudanças climáticas. Isso porque, proteger as florestas, por exemplo, é uma maneira de diminuir a quantidade de gases do efeito estufa lançados na atmosfera, já que as árvores absorvem esses gases.

O efeito estufa é um fenômeno que mantém o planeta aquecido, mas que é intensificado por gases poluentes, como dióxido de carbono. Quando eles são lançados no ar (com o uso de carros, por exemplo), ficam “presos” na atmosfera e formam uma camada que impede o calor de sair da Terra. Uma consequência desse fenômeno é o aquecimento global, que é responsável, por exemplo, pelo derretimento de geleiras, que faz com que o nível dos mares aumente.

Região da Amazônia desmatada pelo agronegócio. Foto: Lucas Ninno/Getty Images

O Brasil na COP27

Por abrigar grande parte da Amazônia, uma das florestas mais importantes do mundo, nosso país é considerado um dos protagonistas do evento. Representantes brasileiros irão ao Egito para discutir temas como a proteção do bioma e o fornecimento de energia renovável a outras nações.

Fontes: CNN Brasil, COP27, Folha de S.Paulo e ONU Brasil.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • aluno.somar13

    1 ano atrás

    O FIM É TRISTE MUITO TRISTE DEIXA A PESSOA DE CORAÇÃO APERTADO

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido