O resultado do PIB de 2023 mostra que a economia do país cresceu. O que isso significa?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em 1º de março, o valor do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023: 10,9 trilhões de reais, o que representa um crescimento de 2,9% em comparação ao resultado de 2022. 

O PIB é o principal indicador econômico de um país. Se ele sobe, significa que a economia cresceu. Se diminui, é sinal de que encolheu. Todos os países divulgam o resultado de seu PIB, o que ajuda a avaliar o momento econômico mundial. 

Com o resultado de 2023, o Brasil voltou a ser uma das dez maiores economias do mundo, de acordo com a classificação organizada pela Austin Rating, agência especializada no assunto. O crescimento da economia brasileira posicionou o país na nona posição, à frente de Rússia e Canadá. Nesse ranking, a nação mais rica do planeta são os Estados Unidos, com PIB de 26,9 trilhões de dólares (cerca de 133 trilhões de reais).

#pracegover: ilustração mostra um caminhão preto que leva na caçamba uma vaca, torres de fábrica, antena e pessoas

Como é medido o PIB? 

O PIB é calculado pela soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país em determinado período. Assim, o cálculo leva em conta tudo o que é produzido e vendido, por exemplo, no Brasil.

O resultado do PIB brasileiro de 2023 teve forte influência do setor agropecuário, que bateu recorde de produção, totalizando 677,6 bilhões de reais. Apesar disso, o segmento de serviços é o que mais contribui para a economia do país, com 6,4 trilhões de reais.

Mas a economia é composta por outras partes além da produção. Os gastos de famílias, empresas e governo também são considerados no cálculo do PIB. Essa conta é feita pelo IBGE, a partir de dados fornecidos por cada setor. O PIB nacional é divulgado de três em três meses, por isso é comum ler e ouvir as previsões ou números do PIB em diversos momentos do ano. 

Termômetro da economia 

Embora seja um indicador importante, o PIB não reflete o grau de desenvolvimento de uma nação, já que não leva em conta fatores fundamentais como distribuição de renda, educação, saúde e qualidade de vida. No Brasil, a distribuição de renda é desigual, por isso o país enfrenta graves problemas sociais.

AS 10 MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO 

1 – EUA
2 – China
3 – Alemanha
4 – Japão
5 – Índia
6 – Reino Unido
7 – França
8 – Itália
9 – Brasil
10 – Canadá 

FONTE: AUSTIN RATING.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 219 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido