Edifícios destruídos após tremores de 20 de fevereiro de 2023, em Hatay, Turquia. Foto: Riza Ozel/Dia Images/Getty Images/reprodução

No dia 20 de fevereiro, um terremoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter atingiu as áreas próximas à fronteira entre Síria e Turquia. O abalo, segundo a Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres (Afad), da Turquia, teve o epicentro no estado turco de Hatay. Um total de 90 tremores secundários ocorreram depois do principal — o mais potente chegou à magnitude de 5,8 graus.

De acordo com a Afad, até o dia 21, 294 pessoas foram hospitalizadas e seis moradores locais morreram. A tragédia aconteceu cerca de duas semanas depois de outros tremores que causaram destruição na região (saiba mais no portal do Joca).

Em tradução livre do turco: “Amanhã, iniciaremos imediatamente a construção de um total de 1.797 casas em algumas das regiões afetadas pelo terremoto. Com sorte, iniciaremos nossas atividades de construção e restauração em todas as zonas de terremoto em março e removeremos os vestígios desse grande desastre.” Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia

Glossário

Escala Richter: é a principal referência para saber a intensidade dos terremotos. Quanto mais forte o tremor, maior é seu grau na escala. Veja algumas dessas medidas:

• Tremores com menos de 3,5 graus: terremotos que, normalmente, são imperceptíveis; 

• Entre 5,5 a 6 graus: pode comprometer a estrutura de casas e prédios; 

• De 7 a 7,9 graus: pode ser devastador em mil quilômetros; 

• Acima de 8 graus: destrói tudo o que está perto do epicentro (ou seja, do ponto em que o terremoto começou).

Fontes: Afad, G1 e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido