Desabamento na província de Idlib, na Síria. Foto: Dia Images/Zana Halil/Getty Images/reprodução

Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter atingiu a Turquia e o noroeste da Síria no dia 6 de fevereiro, deixando mais de 5 mil mortos e pelo menos 20 mil feridos (números atualizados em 7 de fevereiro). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro (ou seja, o ponto da superfície mais próximo ao início do tremor) foi próximo à cidade turca de Gaziantep, ao lado da fronteira com a Síria.

Após o primeiro abalo, outros dois tremores foram sentidos na região, seguidos por mais de 40 tremores menores. O vice-presidente turco, Fuat Oktay, informou a imprensa que a tragédia afetou, completa ou parcialmente, mais de 1.700 prédios. Um castelo da cidade de Gaziantep, por exemplo, construído entre os séculos 2 e 4 (durante o Império Bizantino), desabou e sofreu sérios danos. O prédio é um importante ponto histórico e turístico da região.

Tremores como esses são mais comuns na região do que em outros países em virtude, principalmente, das características geológicas da região (a geologia é o estudo das estruturas físicas do planeta Terra). Isso porque o país está localizado entre três placas tectônicas, sofrendo assim com os atritos que acontecem entre elas.

Em uma publicação em uma rede social, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou luto nacional no país nos próximos sete dias. “Nossa bandeira será hasteada a meio-mastro até o pôr do sol do domingo, 12 de fevereiro de 2023, em todas as nossas representações nacionais e estrangeiras”, disse o presidente.

Em tradução livre do turco: “Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação do Afad [Ministério de Gerenciamento de Emergências e Desastres Interiores]“.

Glossário:

Escala Richter: é a principal referência para saber a intensidade dos terremotos. Quanto mais forte o tremor, maior é seu grau na escala. Veja algumas dessas medidas:

• Tremores com menos de 3,5 graus: terremotos que, normalmente, são imperceptíveis; 

• Entre 5,5 a 6 graus: pode comprometer a estrutura de casas e prédios; 

• De 7 a 7,9 graus: pode ser devastador em mil quilômetros; 

• Acima de 8 graus: destrói tudo o que está perto do epicentro (ou seja, do ponto em que o terremoto começou).

Império Bizantino: foi uma organização política — cujo poder estava nas mãos de um imperador — que sucedeu parte do Império Romano a partir do século 4, durando até o ano de 1453 (séc. 15), com a invasão do povo turco-otomano.

Placas tectônicas: pedaços enormes de rocha que formam a superfície do planeta e ficam abaixo dos continentes e oceanos. Entenda na imagem:

Fontes: USGS, Afad, Brasil Escola, CNN e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido