Imagem: Waravut Pramapong/EyeEm/Getty Images/reprodução

No dia 13 de dezembro, foi aprovada no parlamento da Nova Zelândia uma lei que determina que pessoas nascidas a partir de 1º de janeiro de 2009 não poderão comprar produtos derivados do tabaco, como cigarro.

O tabaco é uma espécie de planta que contém uma substância chamada nicotina, que pode causar vício e outros problemas de saúde para pessoas que a consomem. Na prática, a nova lei do país tem como objetivo diminuir aos poucos o número de dependentes químicos do cigarro, melhorando assim a saúde da população e diminuindo os gastos com o tratamento de doenças causadas pelo fumo.

“Milhares de pessoas viverão vidas mais longas e saudáveis ​​e o sistema de saúde deixará de gastar 5 bilhões de dólares, por não precisar tratar as doenças causadas pelo fumo, como vários tipos de câncer, ataques cardíacos, derrames e amputações”

disse a ministra da Saúde da Nova Zelândia, Ayesha Verrall, na aprovação da lei.

Algumas pessoas, no entanto, estão criticando a legislação, dizendo que ela pode influenciar no aumento da venda ilegal e irregular de tabaco, além de acabar com pequenos comerciantes, que não poderão mais vender cigarros.

A lei também reduz o número de comércios que terão licença para vender produtos à base de tabaco, passando de seis mil para apenas 600 estabelecimentos. Outra regra determinada é que a quantidade de nicotina seja reduzida nos produtos como cigarros, para diminuir os riscos de vício.

Fontes: G1 e The Guardian.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido