Nos dias 7 e 8 de junho, Nova York registrou a pior qualidade de ar entre as grandes cidades do mundo, segundo medição feita pela companhia suíça IQAir. Crédito de imagem: Getty Images

No dia 7 de junho, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, registrou o pior dia de incidência de fumaça de incêndio desde 2006, de acordo com uma pesquisa da Universidade Stanford. O estudo mostrou que o maior número de norte-americanos em uma década foi exposto a uma qualidade do ar considerada insalubre (algo que não é bom para a saúde). Além disso, a cidade amanheceu sob uma fumaça de cor laranja, o que rapidamente chamou a atenção de moradores e autoridades locais. O ar só voltou a ser considerado aceitável no dia 9 de junho.

A razão por trás da fumaça foi uma série de incêndios florestais que aconteceram no Canadá desde o início do mês, principalmente em Quebec. Incêndios florestais ocorrem em tempos de seca e baixa umidade, o que acarreta um cenário mais propício para o surgimento de queimadas. Essa temporada de incêndios no Canadá, além do clima seco de verão na América do Norte, foi influenciada pela ocorrência de tempestades com raios. 

Apenas em Quebec, o número de incêndios chegou a 150. Em todo o Canadá, a região afetada pelos incêndios foi de 4 milhões de hectares, o equivalente a 10 milhões de campos de futebol. Mais de 20 mil pessoas tiveram de sair de casa.

Segundo autoridades do Canadá, essa pode ser considerada a pior temporada de incêndios florestais já registrada na nação.

Fumaça laranja em NY

A fumaça dos incêndios atingiu grande parte da área leste da América do Norte, com fortes consequências em Nova York, que fica a 800 quilômetros (unidade de medida de distância) de Quebec. Na metrópole dos EUA, foi recomendado pelas autoridades o uso de máscaras e que os cidadãos evitassem atividades ao ar livre. Nos dias 7 e 8 de junho, Nova York também registrou a pior qualidade de ar entre as grandes cidades do mundo, segundo medição feita pela companhia suíça IQAir. Washington D. C., capital do país, também foi afetada pela onda de fumaça. 

Para conter os incêndios no Canadá, reforços dos EUA e da França também tiveram de ser acionados. Joe Biden, presidente dos EUA, declarou que os acontecimentos reforçam a importância de dar atenção às mudanças climáticas em todo o mundo. 

“Milhões de norte-americanos estão experimentando os efeitos da fumaça resultante dos incêndios florestais devastadores que queimam o Canadá, outro lembrete dos impactos da mudança climática”, disse Biden em comunicado oficial.

Fontes: BBC, O Globo, BBC, The New York Times e The Guardian.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido