Com o objetivo de permitir que os consumidores obtenham mais informações sobre os alimentos que estão ingerindo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) defi niu mudanças obrigatórias nas embalagens de comidas e bebidas. A medida passou a valer em 9 de outubro, mas as companhias terão até um ano para se adaptar às novas regras.

Assim, itens produzidos até 9 de outubro de 2023 poderão ser vendidos, sem atender à nova lei, enquanto estiverem dentro da data de validade. Existem, ainda, algumas exceções. Produtos artesanais, por exemplo, terão um ano a mais para a adequação.

#pracegover: novos modelos de tabelas indicam o alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio nos alimentos. Crédito de imagem: Anvisa

Açúcar, gordura e sódio
Uma das principais alterações definidas pela Anvisa é de que seja informado quando um produto tiver grandes quantidades de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio — substâncias que, quando consumidas em excesso, podem ser prejudiciais à saúde.

Por exemplo, no caso dos açúcares adicionados: a indicação de que existe uma grande quantidade é obrigatória para comidas que tenham 15 gramas (g) ou mais desse ingrediente a cada 100 g do produto; e para bebidas que tenham a partir de 7,5 g por 100 mililitros (ml) de produto.

Tabela nutricional
Outra parte da embalagem com alterações é a tabela nutricional, que informa a quantidade de cada nutriente (como proteínas e carboidratos) no item. Agora, as letras usadas precisam ser pretas e o fundo, branco, para facilitar a leitura do consumidor.

A regra também define que a tabela deve ficar no canto superior da parte da frente da embalagem e que tenha um tamanho mínimo (conforme o tamanho do pacote).

#pracegover: a imagem mostra a nova tabela nutricional, que indicará quantidade totais de açúcares, além da quantidade de açúcar adicionado. Crédito de imagem: Anvisa

Outros aspectos da tabela também vão sofrer alterações. Um deles é que todas as embalagens precisam mostrar a quantidade de cada nutriente a cada 100 g de alimento (ou 100 ml, no caso das bebidas), para facilitar a comparação entre produtos. Antes não existia um padrão. Por exemplo: um alimento dizia a quantidade de calorias a cada 20 gramas, enquanto outro informava a cada 25 gramas.

Glossário

Açúcar adicionado: colocado durante o processamento de um alimento, ou seja, que não é natural daquela comida.

Gordura saturada: normalmente encontrada em alimentos de origem animal, como carne, e seus derivados (creme de leite e manteiga, por exemplo). Sódio: um dos componentes do sal de cozinha. Em excesso pode, por exemplo, aumentar a pressão arterial (do sangue).

Sódio: um dos componentes do sal de cozinha. Em excesso pode, por exemplo, aumentar a pressão arterial (do sangue).

Fontes: Agência Brasil, Correio Braziliense, InfoMoney e Superinteressante.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 196 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido