Até hoje, não se sabe exatamente como a Lua se formou, mas existem várias teorias a respeito. A mais recente, divulgada pela Nasa (a agência espacial norte-americana) em 4 de outubro, sugere que esse processo ocorreu em poucas horas — ao contrário do que afirma a maioria das hipóteses desenvolvidas até então, que defendem que a formação da Lua teria levado meses ou até anos.

Uma das teorias mais aceitas argumenta que o satélite teria se desenvolvido a partir de uma colisão entre a Terra e um corpo celeste chamado Theia, que tinha o tamanho de Marte, há 4,5 bilhões de anos. Quando eles se chocaram, parte dos materiais que formavam esses corpos se soltou e deu origem a dois novos astros. Um deles voltou a se juntar à Terra, enquanto o outro foi lançado para longe e entrou em órbita do nosso planeta, dando origem à Lua.

A diferença entre a versão original da teoria e a nova é uma simulação de computador criada pela Nasa mostrando que esse processo pode ter acontecido em poucas horas, e não ao longo de meses — aponte a câmera do celular para o QR code na imagem para conferir. De acordo com um comunicado divulgado pela agência, essa simulação permite que estudiosos consigam ver detalhes que pesquisas anteriores não demonstravam.

Embora existam cientistas que acreditam que a Lua pode ter se formado longe do nosso planeta e, só depois, se aproximado, a Nasa considera a hipótese de que a Terra influenciou a formação da Lua porque ambas têm composições bastantes parecidas.

#pracegover: imagem da animação feita pela Nasa, que mostra como teria sido a formação da Lua. É possível ver um corpo celeste redondo, ao fundo, e um rastro de poeira e elementos desconhecidos à frente. Crédito de imagem: Nasa

Glossário
Órbita:
é a trajetória de um astro em torno de outro, ou seja, girando em volta dele. A Lua está em órbita da Terra, e a Terra está em órbita do Sol.

Fontes: G1, Nasa e SciTechDaily.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 196 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido