A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) descobriu um sistema planetário com o mesmo número de planetas que o Sistema Solar.

Divulgação Nasa

Localizado a 2,5 mil anos-luz da Terra, o sistema foi descoberto graças a uma tecnologia artificial aplicada aos dados do telescópio espacial Kepler.

Com oito planetas em sua órbita, ele gira em torno da estrela chamada Kepler 90, que é maior e mais quente que o Sol.  A distância em que os planetas se agrupam é semelhante à disposição do Sistema Solar.

Entre as descobertas, sete dos exoplanetas – como são chamados os planetas fora do Sistema Solar – já haviam sido localizados. Mas com o uso da inteligência artificial, os cientistas conseguiram identificar o oitavo, batizado de Kepler 90i.

Para descobrir o Kepler 90i, a metodologia utilizada foi baseada em instrumentos sensíveis que detectam minúsculas quedas constantes de brilho de uma estrela, que ocorrem quando um planeta passa por ela.

Aproximadamente 30% maior que a Terra,  Kepler 90i descarta a existência de qualquer possibilidade de vida, pois fica tão próxima da estrela que a temperatura de sua superfície é estimada em torno de 425 graus Celsius.

O planeta mais distante da estrela ganhou o nome de Kepler-90h e fica a uma distância semelhante ao intervalo entre o Sol e a Terra.

Confira o Coleção sobre os Planetas do Sistema Solar.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (8)

  • melissaarruda

    2 anos atrás

    Muito bom e legal

  • marinacaldas

    2 anos atrás

    Muito bom

  • heitorperocco

    2 anos atrás

    porque n consigo copiar e colar

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, Heitor. Tudo bom? Se o problema persistir, por favor, envie um e-mail para contato@magiadeler.com.br. Nós iremos te ajudar com isso.

  • gabriel Lima Mainardi

    2 anos atrás

    nossa que legal

  • gabriel Lima Mainardi

    2 anos atrás

    que legal

  • naim.saleh@alunopueri.com.br

    2 anos atrás

    Caramba

  • manoela.arruda@alunopueri.com.br

    2 anos atrás

    Incrível

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido