nasa missão voo novas imagens 191
#pracegover: foto de foguete espacial da Nasa em base de lançamento. Crédito de imagem: NASA

A Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) anunciou, em 20 de julho, que a primeira missão não tripulada do programa norte-americano de retorno à Lua — batizada de Artemis I — deve ocorrer entre 29 de agosto e 3 de setembro.

A missão durará de quatro a seis semanas e servirá para testar a resistência térmica da cápsula espacial e a velocidade de retorno ao planeta Terra. Além disso, a nave viajará ao redor da face oculta da Lua (que não é visível a partir da Terra) e depositará pequenos satélites no solo lunar para a realização de experimentos.

Depois da primeira missão, o programa de retorno à Lua terá mais duas viagens: Artemis 2, com tripulantes que não sairão da nave, e Artemis 3, que levará a primeira mulher e a primeira pessoa negra ao solo lunar.

Marte em 2033
Uma semana depois de anunciar as missões lunares, a Nasa divulgou mais informações sobre o programa que pretende trazer amostras da superfície de Marte para o planeta Terra em 2033. Segundo o comunicado publicado pela agência, a fase de projeto conceitual (em que cada detalhe da missão é estudado com cuidado) está quase concluída.

Os lançamentos dos equipamentos responsáveis por colher as amostras e trazê-las de volta à Terra, chamados Earth Return Orbiter e Sample Retrieval Lander, estão previstos, respectivamente, para o outono de 2027 no hemisfério norte (entre setembro e dezembro) e o verão de 2028 (entre junho e setembro).

Até agora, já foram recolhidas 11 amostras de solo marciano pelo rover Perseverance (astromóvel de exploração que está em Marte desde 2021). No total, a Nasa pretende capturar 38 amostras do planeta vermelho.

Imagens inéditas do universo
Nos dias 11 e 12 de julho, a Nasa divulgou as primeiras imagens feitas pelo Telescópio Espacial James Webb. As fotos fornecem uma série de dados científicos de corpos celestes e revelam cenários que ocorreram há até 13 bilhões de anos. Saiba mais sobre o James Webb na seção “Coleção” da edição 191.

Fontes: Estadão, Folha de S.Paulo, Forbes, G1 e Nasa.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 191 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • SpaceX divulga novas fotos da Starship – Jornal Joca

    1 ano atrás

    […] Além disso, o plano é de que a Starship seja a nave usada para o envio de astronautas para a Lua na missão Artemis 3, da Nasa (a agência espacial dos EUA), em seu programa para retomar viagens até o nosso satélite natural. Clique aqui para saber mais sobre as missões Artemis. […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido