A agência espacial dos Estados Unidos, Nasa, anunciou, no dia 24 de outubro, a criação de um grupo de estudos para buscar explicações sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). Composta por 16 membros, a equipe trabalhará por nove meses e analisará informações comerciais e dados sigilosos de entidades governamentais civis (ou seja, não militares).

Relatos sobre objetos voadores que fogem à nossa compreensão já foram feitos diversas vezes. O mais provável é de que sejam apenas drones comuns, aviões pequenos ou fenômenos atmosféricos, mas as autoridades não descartam completamente a hipótese de naves alienígenas.

Supostas naves alienígenas em foto da Torre Eiffel, em Paris, França, em 1958. Descobriu-se que, na verdade, eram reflexos de lâmpadas e suas sombras da janela pela qual a imagem foi feita | #pracegover: Imagem em preto e branco da Torre Eiffel, em Paris. Acima da torre há dois objetos arredondados, iluminados, que causam a impressão de sobrevoar a área. Crédito de imagem: Getty Images

O estudo pretende formular um roteiro de como a Nasa deve avaliar informações de OVNIs avistados no futuro. “Os dados que temos em torno de objetos aéreos não identificados são fundamentais para nos ajudar a tirar conclusões científicas sobre o que está acontecendo em nossos céus. Os dados são a linguagem dos cientistas e transformam o que é inexplicável em explicável”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas, na sede da Nasa em Washington, EUA, em comunicado oficial.

Em julho deste ano, o governo norte- -americano anunciou que abriria um escritório para investigar aparições de OVNIs, sem relação com o que a Nasa acabou de divulgar. As duas iniciativas mostram a nova postura das autoridades dos EUA ao lidar com o assunto, que foi evitado por anos.

Um relatório divulgado em 2021 pelos EUA explicou apenas um de 144 OVNIs avistados entre 2004 e 2021. De acordo com o documento, a falta de informações e imagens nítidas dificulta a conclusão.

Fontes: Folha de S.Paulo, Nasa, Revista Galileu e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 197 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido