Crédito de imagem: Rui M. Leal/colaborador/Getty Images/reprodução

A cantora Rita Lee morreu, no dia 8 de maio, aos 75 anos, em sua residência em São Paulo (SP). A artista foi diagnosticada, em 2021, com câncer no pulmão e vinha se tratando desde então. O velório de Rita, no dia 10, será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera.

Ao longo de quase seis décadas de carreira, Rita foi um nome importante na história do rock nacional. Ela nasceu em 1947, em São Paulo, e começou a se apresentar ao público aos 16 anos. Em 1966, ela integrou a banda Os Mutantes, ao lado de Arnaldo Baptista (com quem se casou) e Sérgio Dias — o grupo foi muito importante na formação do tropicalismo.

Tropicalismo: movimento cultural brasileiro da década de 1960. A música do tropicalismo é marcada pela mistura de diferentes gêneros, cores e jogos de palavras.

No fim da década de 1970, depois de passar pela banda Tutti Frutti, Rita Lee consolidou a carreira solo com sucessos como “Baila Comigo” e “Mania de Você”. Recebeu diversos reconhecimentos ao longo da vida, como dois prêmios Grammy Latino, para Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa, com o trabalho 3001 (2001), e Excelência Musical, considerando o conjunto de toda a obra da cantora (2022).

Grammy Latino: o Grammy é um dos maiores prêmios de música do mundo. O Grammy Latino é uma versão da honraria promovida pela Academia Latina da Gravação voltada apenas a artistas latinos.

Fontes: Rita Lee Oficial, G1, Escola Educação e Poder360.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • JOANA DE ALMEIDA BONANNO

    11 meses atrás

    muito triste

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido