Crédito de imagem: Freepik
Crédito de imagem: Freepik

Desde o dia 15 de janeiro, entrou em vigor no México uma nova lei que proíbe fumar em espaços públicos ao ar livre. O país já tinha uma norma antifumo, de 2009, que proibia fumar em lugares fechados, como bares, restaurantes e ambientes de trabalho. Essa lei, agora, foi ampliada para incluir pontos ao ar livre em que haja convivência coletiva de pessoas, como parques e praias ou outros locais em que existam crianças e adolescentes.

Além disso, fica proibido qualquer tipo de publicidade, promoção ou patrocínio que envolvam produtos feitos de tabaco. Isso quer dizer que os cigarros não poderão mais nem estar expostos dentro das lojas em que são vendidos.

Segundo o Ministério da Saúde do México, a expectativa é de que a medida evite a morte de 49 mil pessoas e que 292 mil fiquem doentes (por causa do contato com cigarro) pelos próximos dez anos. Dados do Instituto Nacional de Saúde Pública do país indicam que há 15 milhões de fumantes no México.

De acordo com estimativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o fumo causa mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo. Aproximadamente 7 milhões dessas mortes são resultado direto do fumo, enquanto mais de 1,2 milhão de mortes vêm do fumo passivo (ou seja, pessoas que não fumam, mas têm contato com a fumaça).

Fontes: BBC, Diario Oficial de la Federación, El Financiero, El País, Mexico News Daily e Opas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • victorlippsmeier

    1 ano atrás

    oi joca tudo bem

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Olá, Victor, tudo bem e com você? Seja bem-vindo por aqui e comente nos nossos textos sempre que quiser :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido