melhora na educação básica 184
#pracegover: foto de alunos em sala de aula levantando o braço para fazer perguntas. Crédito de imagem: GETTYIMAGES

Um novo estudo, feito pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) em parceria com o Instituto Natura, apontou que a melhora na qualidade da educação básica (do primeiro ano do ensino fundamental ao último do ensino médio) tem relação direta com o aumento de matrículas nas universidades e maior geração de empregos entre jovens no Brasil.

Para consolidar as informações, divulgadas em fevereiro, os autores do estudo estabeleceram um novo índice, chamado provisoriamente de Ideb-Enem: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-Exame Nacional do Ensino Médio. Ele usa dados de duas origens: a quantidade de alunos que fizeram o Enem sem ter repetido nenhum ano na escola e o desempenho deles no exame. “Um aumento de um ponto no Ideb-Enem está associado com uma diminuição de 25% nos homicídios [entre jovens], um aumento de 15% nas matrículas [de ensino superior] e de 200% na geração de empregos”, aponta a pesquisa.

O estudo foi elaborado por Naercio Menezes Filho, professor do Insper e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), e por Luciano Salomão, aluno de mestrado da FEA de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Foram consultadas fontes de dados como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os censos Escolar e da Educação Superior (com dados do Ministério da Educação).

“O índice tem o objetivo de ser um indicador de qualidade da educação básica, com o intuito de que uma boa gestão de ensino permita que a maior parte dos alunos continue na escola até o fim do ensino médio sem atrasos, tendo motivação para realizar o Enem com boas notas. Dessa forma, ele nos ajuda a compreender como a gestão educacional afeta toda uma geração de crianças e suas consequências futuras para a sociedade”, disse Luciano Salomão em entrevista ao Joca.

Glossário
Enem:
avalia o desempenho dos estudantes que estão terminando o ensino médio. A nota no Enem pode ser usada, por exemplo, para ingressar em algumas universidades.

Fontes: O Globo e pesquisa “Um novo índice de qualidade da educação básica e seus efeitos sobre os homicídios, educação e emprego dos jovens brasileiros”.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 184 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido