No dia 29 de fevereiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou o estilo musical brasileiro choro como o 53° patrimônio cultural imaterial do país. O pedido para que o gênero fosse considerado foi feito com um abaixo-assinado organizado por grupos oficiais de choro. “É o choro chegando a um lugar de patrimônio importante. Ele é uma construção do povo brasileiro, amado pelo povo brasileiro. Eu acho que o Brasil precisa, cada vez mais, apropriar-se do chorinho […]”, declarou a ministra da Cultura, Margareth Menezes. 

A decisão ocorreu durante uma reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan e foi aprovada por unanimidade pelos 22 membros votantes do conselho.

#pracegover: Foto em preto e branco de Chiquinha Gonzaga. Ela usa vestido, tem os cabelos presos por um laço e está apoiada em uma superfície, com uma das mãos encostadas no rosto. Crédito de imagem: Domínio Público; Hiroyuki Ito e Sylverarts/Getty Images

O que é o choro, ou chorinho? 

Trata-se de um estilo musical brasileiro nascido no século 19, no Rio de Janeiro, sob influências europeias e africanas, utilizando instrumentos como violão, flauta, cavaquinho e pandeiro. A partir do século 20, o choro também ganha composições cantadas por intérpretes como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Paulinho da Viola.

#pracegover: Paulinho da Viola está se apresentando em um show. Ele está sentado, tocando violão e cantando. Ele usa uma camisa preta e calça branca. Crédito de imagem: Hiroyuki Ito/Getty Images

PATRIMÔNIOS CULTURAIS 

São aqueles considerados representativos para determinados povos ou culturas, trazendo consigo aspectos históricos e sociais. Em virtude de seu valor, devem ser preservados e mantidos. Enquanto os patrimônios culturais materiais englobam aspectos físicos, os patrimônios culturais imateriais se estendem a expressões artísticas como festividades, tradições e danças. Em 1988, a Constituição Federal passou a reconhecer a existência de bens culturais. 

No Brasil, o Iphan é responsável pela legitimação de patrimônios culturais nacionais. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconhece os patrimônios culturais da humanidade.

#pracegover: foto em preto e branco de Pixinguinha. Ele está sentado tocando um piano. Ele veste terno preto. Crédito de imagem: Domínio Público; Hiroyuki Ito e Sylverarts/Getty Images

Glossário

CONSTITUIÇÃO FEDERAL: é o conjunto de leis que organiza uma nação. Na Constituição do Brasil é possível encontrar, por exemplo, as regras que determinam os direitos e deveres dos cidadãos do país.

FONTES: AGÊNCIA BRASIL, ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL, FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES, IPHAN, G1, MUSICA BRASILIS E PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 219 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido