Crédito de imagem: ismaeljorda.com/Getty Images/reprodução

Os cientistas da agência espacial europeia (ESA, na sigla em inglês) estão propondo a criação de um fuso horário próprio para astronautas e pesquisadores que estiverem em solo lunar. A ideia, divulgada pela ESA em 27 de fevereiro, é facilitar a exploração e estudos feitos na Lua, que tendem a ocorrer com mais frequência nas próximas décadas.

Fuso horário: é a maneira que os humanos encontraram de padronizar a contagem de horas no mundo. Para isso, todo o planeta Terra foi dividido em 24 faixas, definindo como ponto de referência o distrito de de Greenwich, no bairro londrino de mesmo nome — o Greenwich subdivide essas 24 faixas em duas metades (entenda na figura abaixo). Cada faixa tem mais ou menos horas em comparação ao horário de Greenwich, e a quantidade de horas a ser acrescentada ou retirada de cada zona depende de ela estar à direita ou à esquerda de Greenwich e a quantas faixas de distância ela está do ponto de referência.

Representação gráfica da divisão do fuso horário pelo planeta. Crédito de imagem:
Oleg Chepurin/Getty Images/reprodução

A proposta da ESA é que, para facilitar o trabalho realizado na Lua, exercido por agências e pesquisadores de diferentes países, os astrônomos cheguem a um acordo que defina um único sistema de horário oficial para o solo lunar. Atualmente, os astronautas utilizam equipamentos com antenas para cronometrar o tempo de acordo com o horário oficial de determinado país da Terra. Esse método, no entanto, não é tão preciso, uma vez que a passagem do tempo na Lua não funciona como na Terra. Um dia completo em solo lunar (ou seja, o tempo que o nosso planeta leva para dar uma volta completa no próprio eixo) tem mais de 24 horas.

“É claro que o sistema de tempo acordado também terá que ser prático para os astronautas”, diz Bernhard Hufenbach, membro da Equipe de Gerenciamento do Luar da Diretoria de Exploração Humana e Robótica da ESA, em comunicado oficial. “Isso será um grande desafio em uma superfície planetária onde, na região equatorial, cada dia dura 29,5 dias, incluindo noites lunares geladas de 15 dias […] Mas, tendo estabelecido um sistema de horário para a Lua, podemos fazer o mesmo para outros destinos planetários.”

Post da ESA no Twitter, traduzido livremente para o português:

“Como sabemos as horas na Lua? Uma nova era de exploração espacial precisa de um relógio compartilhado. Estamos trabalhando com a Nasa e outros parceiros internacionais para [definir] um sistema de cronometragem comum, permitindo que as missões lunares sincronizem, operem e naveguem sozinhas.”

Fontes: ESA, G1, revista Galileu, Terra, The New York Times e Brasil Escola.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Letícia F Amorim Junqueira

    1 ano atrás

    amei!!! super interessante!!

  • Letícia F Amorim Junqueira

    1 ano atrás

    esta reportagem é muito e interesante e muito legal!!! amei!!!

  • aluno_phd_55 aluno_phd_55

    1 ano atrás

    Que legal!😃

  • Malu Gouveia Soares de Assis aluno.malugouveia@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Amei a notícia

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido