Gabriel P., leitor do Joca da cidade de Santo André (SP), lançou o primeiro livro aos 9 anos: As Grandes Aventuras dos Amigos da Vila da Alegria. A publicação chega com três histórias: “Pânico na Floresta”, “Uma Aventura Fantasmagórica” e “Em Busca do Tesouro Pirata”.

A obra, lançada no fim de setembro de modo independente (ou seja, sem a ajuda de uma grande editora), fala sobre um grupo de animais e um fantasma que se tornam amigos e vivem diversas confusões. Os personagens principais são: Sol (o gato), Mel (o cachorro), Bianca (a coelha) e Pietro (o guaxinim). A ideia de colocar animais na história surgiu, de acordo com o autor, porque bichos dispõem de características físicas e personalidades bem distintas entre si.

#pracegover: Gabriel está sentado atrás de uma mesa preta, que tem edições do livro dele e um pote com pirulitos. Gabriel veste camiseta escura e máscara branca no rosto cobrindo boca e nariz. Ao lado, há um homem sentado mostrando a dedicatória do livro. Ao fundo, há uma estante cheia de livros. Crédito de imagem: Arquivo pessoal

“A minha mente parece o mundo da imaginação do filme Divertida Mente”, disse Gabriel em entrevista ao Joca, fazendo referência ao cenário do filme da Pixar. Ele também optou por colocar elementos de aventura e suspense na história, pois é isso que gosta de ler. Um dos livros preferidos do escritor é Mistério do Museu Imperial, de Ana Cristina Massa.

Processo de criação
Gabriel começou a escrever o livro durante o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, quando tinha 7 anos. Os pais do autor o incentivaram, ensinaram Gabriel a usar um programa de computador para escrever os textos e procuraram uma maneira de publicar o livro depois de pronto, buscando uma gráfica (local onde os mais diversos materiais podem ser impressos em grandes quantidades).

O escritor mirim já tem outros livros em desenvolvimento para serem lançados nos próximos anos. Apesar do talento, Gabriel não quer ser apenas autor quando crescer. “Estou pensando em ter três profi ssões: escritor, diretor de cinema e designer de jogos”, contou.

COMO FAZER UM LIVRO?
A família de Gabriel imprimiu o livro em uma gráfica, mas se você também gosta de escrever e não tem condições de pagar por esse serviço, clique aqui e veja dicas que o Joca já deu para fazer seu livro em casa.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 198 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido