No dia 31 de outubro, o governo iraniano acusou pelo menos mil pessoas ligadas aos protestos desencadeados após a morte de Mahsa Amini de “atos de sabotagem”. A jovem de 22 anos faleceu em setembro, depois de ser presa por descumprir regras de vestimentas do país. Os acusados enfrentarão um julgamento em massa que pode levar até a pena de morte.

Com essa medida, o Estado iraniano tenta reprimir os manifestantes, que provocaram uma das maiores ondas de protestos na história da nação. De acordo com a agência Hrana (que atua pelos direitos humanos), até o fechamento desta edição, mais de 280 pessoas tinham morrido durante as manifestações (44 eram menores de idade). Além disso, grupos de direitos humanos estimam que cerca de 14 mil indivíduos já foram presos, entre eles, 46 jornalistas, segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, muitos sem acesso à defesa.

Relembre o caso Mahsa
O Irã possui um código de vestimenta, elaborado a partir de uma interpretação rigorosa da Sharia (lei da religião islâmica), que proíbe, por exemplo, que as mulheres saiam de casa com os cabelos à mostra. Com base nessas regras, Mahsa Amini foi abordada, há dois meses, pelo órgão conhecido como “polícia da moralidade”, pois teria deixado alguns fios de cabelo visíveis (saiba mais na edição 195). Em uma entrevista recente, um primo de Masha afirma que ela estava de férias em Teerã, capital do Irã, para visitar familiares quando foi abordada pela polícia e que teria sido vítima de um “golpe violento” na cabeça. 

Nas últimas semanas, uma série de protestos foram registrados por todo o mundo contrários à repressão do governo iraniano. Os Estados Unidos convocaram uma reunião na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para dar início a investigações confiáveis e independentes sobre possíveis crimes de direitos humanos cometidos no Irã. 

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, UOL e Veja. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 197 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido