Crédito de imagem: UPI2023/Kat Zhou/reprodução

A foto de um boto-cor-de-rosa brasileiro venceu o concurso Underwater Photographer of the Year 2023 (Fotógrafo Subaquático do Ano 2023, em tradução livre) como melhor imagem do ano. O trabalho foi feito pela fotógrafa Kat Zhou nas águas do rio Amazonas, no Brasil, e os resultados foram anunciados em 14 de fevereiro.

Zhou tirou a foto durante o pôr do sol, dando destaque para o contraste entre as águas escuras do rio e as cores do boto e do céu. Um detalhe que chama a atenção de quem aprecia a foto é que o animal parece estar sorrindo para a câmera, enquanto projeta parte do bico para fora da água.

No depoimento enviado à equipe da premiação, a fotógrafa conta que se inspirou no folclore brasileiro que narra a lenda do boto-cor-de-rosa, que se transforma em homem durante à noite para paquerar mulheres locais.

“Muitos botos também foram mortos para serem usados como isca de peixe. Embora tenha havido proibições dessa prática, ela não foi erradicada. Com isso, ao lado de impactos ainda maiores, como envenenamento por mercúrio em decorrência da indústria de mineração de ouro e grandes projetos de desenvolvimento que perturbaram os ecossistemas fluviais, eu temo que um dia os botos realmente se tornem nada mais do que criaturas míticas.”

Kat Zhou.
Foto: UPI2023/Kat Zhou/reprodução

Leia a opinião dos jurados

“Uau! Talvez a melhor imagem de um boto que eu já vi. Também adoro fotos divididas e essa imagem cumpre perfeitamente o objetivo. Funciona em todas as disciplinas, grande angular, retrato e comportamento, ao mesmo tempo. A aparência e a pose do golfinho são simplesmente perfeitas. Parabéns à Kat por conseguir isso!”

Tobias Friedrich

“À primeira vista, simples; depois, simplesmente perfeito. Em águas escuras, Kat criou uma composição marcante capturando essa espécie raramente fotografada e vulnerável no momento perfeito. Adoro a paleta de cores quase monocromática do laranja queimado do boto-cor-de-rosa, fotografado em águas marrons e emoldurado contra o sol poente. De longe a melhor imagem que já vimos dessa espécie.”

Alex Mustard

“Essa é uma fotografia perfeitamente cronometrada e composta de um assunto distinto, mas raramente bem fotografado, por isso se destacou da multidão desde o início. Como um chef reduzindo o molho, essa foto poderosa melhora a cada visualização e se destacou entre as imagens de qualidade incrivelmente alta que este concurso atrai. Um prazer de ver.”

Peter Rowlands

Underwater Photographer of the Year

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • aluno_phd_55 aluno_phd_55

    1 ano atrás

    Que legal!!!!

  • Armando Shibata

    1 ano atrás

    Que doido nunca vi um boto sorrindo :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido